Artigos por " Luis Eduardo Assis"
set
14
2021

O ‘V’, o ‘K’ e o ‘X’

O autor critica a atuação do ministro da Economia e analisa o baixo crescimento e a alta desigualdade da economia brasileira.

mar
30
2021

A esquina do futuro

LuÍs Eduardo Assis analisa os problemas históricos envolvendo a educação no Brasil e os prejuízos trazidos pela pandemia do coronavírus.

set
2
2020

Em festa de jacu, inhambu não pia

Usain Bolt foi 11 vezes campeão do mundo e continua sendo, há mais de dez anos, o recordista dos 100 metros rasos. No final da carreira, o atleta resolveu ser jogador de futebol. Sua curta carreira foi frugal e se limitou a times da Noruega e da Austrália.

O ex-secretário de Desestatização Salim Mattar teve estrepitoso sucesso na iniciativa privada. Quis dar uma contribuição maior ao País e mudou de carreira. A lista de suas realizações foi modesta, principalmente para um governo que via a privatização como prioridade. Ficou claro que o ofício da administração pública é um esporte diferente, com regras e objetivos específicos.

ago
18
2020

Assim não vale

Conta-nos Machado de Assis que a herança de Quincas Borba era composta de casas, escravos, apólices, ações do Banco do Brasil, joias e dinheiro. Na estimativa de Raymundo Faoro (em Machado de Assis: A Pirâmide e o Trapézio), o legado era da ordem de 300 contos, “com renda certa e permanente de 18 contos anuais, o que o fazia dançar na rua e provocava sonhos com o Oriente”.

jul
2
2020

É preciso querer

Não será pela redução absoluta da oferta de trabalhadores que a distribuição de renda será menos concentrada Por Luis Eduardo Assis Foi tudo culpa da Yersinia pestis. Esta bactéria, alojada em ratos, acabou infestando seres humanos na Europa no século 14, deflagrando a Peste Negra. O resultado foi devastador. A população europeia caiu de 94 milhões, em 1300, para 68 milhões, em 1400. A dizimação da força de trabalho elevou os salários, obrigando a Coroa […]

maio
26
2020

Não é você, sou eu

Radicalismo fundamentalista uniu o presidente Bolsonaro e o ministro Paulo Guedes; o populismo pode separá-los Luís Eduardo Assis*, O Estado de S. Paulo Enquanto a epidemia avança, sob a proteção da incúria do governo federal, ficam claras as condicionalidades que nos esperam logo mais adiante. Sabemos hoje que o déficit primário vai explodir. A previsão da Instituição Fiscal Independente é de um rombo de R$ 706,4 bilhões em 2020, quase seis vezes mais que o […]

Inscreva-se

Publicações por data