Comentários sobre: O que distingue o sistema educacional de alto desempenho da Finlândia? https://www.brasil-economia-governo.com.br/?p=1864&utm_source=rss&utm_medium=rss&utm_campaign=o-que-distingue-o-sistema-educacional-de-alto-desempenho-da-finlandia Sat, 05 Jul 2014 18:39:13 +0000 hourly 1 https://wordpress.org/?v=6.7.2 Por: Leonardo https://www.brasil-economia-governo.com.br/?p=1864#comment-7397 Sat, 05 Jul 2014 18:39:13 +0000 http://www.brasil-economia-governo.org.br/?p=1864#comment-7397 Em resposta a sat fiscal.

Esperar ou fazer algo a respeito ? Tem filhos ? Comece por eles …

]]>
Por: Leonardo https://www.brasil-economia-governo.com.br/?p=1864#comment-7383 Sat, 05 Jul 2014 16:00:28 +0000 http://www.brasil-economia-governo.org.br/?p=1864#comment-7383 Em resposta a Paulo.

P e Bruno têm razão. Resumindo o seu comentário Bruno, é aquela velha estória que muitos já observaram: brasileiro tem mania de culpar os outros pelos seus problemas, a culpa é do governo, é da colonização, é do papa etc. Mas estudar que é bom ninguém quer. Brasileiro quer tudo fácil, na base da lei do menor esforço e que, principalmente, não atrapalhe o carnaval, os feriados religiosos etc. Acham lindo presidente analfabeto e jogador de futebol ignorante (no sentido literal da palavra), que conseguiram poder e grana sem ter que estudar. E pensam: se eles podem porque não eu ?

]]>
Por: Bruno https://www.brasil-economia-governo.com.br/?p=1864#comment-2048 Sat, 28 Dec 2013 17:14:13 +0000 http://www.brasil-economia-governo.org.br/?p=1864#comment-2048 Em resposta a Paulo.

O comentário do P faz sim muito sentido, pois todo fato deve ser investigado para se determinar suas causas. Não é prudente pré confirmar causas para explicar um fato como o Paulo está fazendo, pois isso é exatamente o oposto da metodologia científica.

Veja, os seres humanos existem! Este é um fato irrefutável. Agora, como eles chegaram até aquí deve ser investigado por meio da observação do fato, que gera hipoteses, que se desenvolve teorias (como a Seleção Natural, por exemplo) e essas teorias são comprovadas ou não por meio de experimentos.

Veja, a Finlândia tem uma das melhores educações do mundo! Esso é um fato visível e irrefutável. Agora, como eles chegaram lá deve ser investigado.

A investigação proposta pelo P é interessante pois pode determinar o quanto a mentalidade familiar influi no grau de educação de um país.
No Brasil há um grande clamor por educação, mas esse clamor é sempre traduzido em cobrança ao governo por parte da sociedade por uma educação publica melhor, quando essa mesma sociedade talvez esteja fazendo muito pouco para melhorar esse quadro.
O Brasil é um dos países que mais tem universidades publicas no mundo, enquanto o Chile, que não tem nenhuma, tem índices de educação muito melhores com mais que o dobro da população entre 25 e 64 anos com diploma superior em comparação com o Brasil. Assim como o Chile, a Coreia do Sul em meados do século XX, era tomada pela miséria e subdesenvolvimento. Depois de algumas décadas o país passou a prosperar muito e hoje tem
A evolução na educação apresentada por esses dois países, assim como em muitos outros, não foi devido à um investimento estratégico do governo em educação mas sim, pelo investimento e esforço das famílias. Quantas vezes vemos na TV protestos de estudantes chilenos nas praças de Santiago reclamando do sistema de educação local?
Pois esse mesmo país que até pouco tempo era muitíssimo mais pobre que o Brasil e que até hoje não tem universidades gratuitas e pessoas reclamando da má educação tem 24% de pessoas entre 25 e 64 anos com curso superior. Na Coreia do Sul a porcentagem é de 56% enquanto o Brasil tem 10%.
Sabemos também que os EUA não tem universidades gratuitas e mesmo assim, se tornou o país com maiores descobertas científicas e tecnológicas do mundo tendo centenas de prêmios Nobels.

Dado tudo isso, podemos então ver que não adianta muito o governo investir em educação nas escolas enquanto a cultura familiar não valorizar a educação.

]]>
Por: Isabela https://www.brasil-economia-governo.com.br/?p=1864#comment-1787 Thu, 01 Aug 2013 16:41:40 +0000 http://www.brasil-economia-governo.org.br/?p=1864#comment-1787 Oi, fiquei interessada na referência 3 que faltou colocar no texto, “Mesmo em perspectiva comparada, a média salarial dos docentes na Finlândia situa-se um pouco abaixo da média da OCDE ref 3.”
Obrigada, Isabela

]]>
Por: Paulo https://www.brasil-economia-governo.com.br/?p=1864#comment-1784 Mon, 29 Jul 2013 11:35:24 +0000 http://www.brasil-economia-governo.org.br/?p=1864#comment-1784 Em resposta a p.

Não faz nenhum sentido o seu comentário. É óbvio que o sistema educacional finlandês é de grande excelência, afinal os alunos estão tendo uma educação formal na escola e é essa educação formal que os fazem atingir os resultados que eles atingem. Agora, para que esse excelente sistema educacional viesse a existir foi necessária a existência de um ambiente familiar que se preocupasse com a educação e uma sociedade que demandasse essa escola de qualidade. Não há como separar a escola do resto da sociedade, uma é reflexo direto da outra, pois uma péssima escola gera uma péssima sociedade e vive-versa enquanto que uma boa escola gera uma boa sociedade e vice-versa.

]]>
Por: p https://www.brasil-economia-governo.com.br/?p=1864#comment-1701 Wed, 05 Jun 2013 14:27:13 +0000 http://www.brasil-economia-governo.org.br/?p=1864#comment-1701 Um experimento natural que seria interessante analisar. A Finlândia recebe e envia migrantes.

Poderia-se estudar o desempenho escolar de imigrantes de segunda ou terceira geração que estudam na Finlândia e o desempenho escolar de emigrantes finlandeses em outros países, como EUA, Estônia e Suécia.

Se o sistema escolar finlandês é o responsável pelo bom desempenho (e não, digamos, o ambiente ou cultura familiar) esperaríamos que imigrantes, digamos, russos ou suecos, e que estudam na Finlândia, fossem melhor do que seus colegas que não emigraram.

Por outro lado, esperaríamos que emigrantes finlandeses que estudaram na Suécia, EUA ou Estônia, por exemplo, fossem pior do que aqueles que ficaram na Finlândia.

Esse estudo seria complicado pelo fato de migrantes não serem muitas vezes comparáveis com os não-migrantes, mas seria o jeito mais rigoroso de atribuir o bom desempenho educacional dos Finlandeses a um determinado sistema educacional e não a outros fatores.

]]>
Por: sat fiscal https://www.brasil-economia-governo.com.br/?p=1864#comment-1696 Wed, 29 May 2013 18:52:58 +0000 http://www.brasil-economia-governo.org.br/?p=1864#comment-1696 A educação é uma mola que impulsiona economias. Esperamos melhoras.

]]>