{"id":3655,"date":"2022-07-24T01:33:47","date_gmt":"2022-07-24T04:33:47","guid":{"rendered":"http:\/\/www.brasil-economia-governo.org.br\/?p=3655"},"modified":"2022-07-24T01:33:47","modified_gmt":"2022-07-24T04:33:47","slug":"5g-conectando-o-brasil-com-o-futuro","status":"publish","type":"post","link":"https:\/\/www.brasil-economia-governo.com.br\/?p=3655","title":{"rendered":"5G: Conectando o Brasil com o Futuro"},"content":{"rendered":"

5G: Conectando o Brasil com o Futuro<\/strong><\/h1>\n

\u00a0<\/strong><\/p>\n

Por Marcos Ferrari* e Amanda Lopes**<\/em><\/p>\n

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O Paradigma da Telefonia M\u00f3vel<\/strong><\/p>\n

Rec\u00e9m-lan\u00e7ada no Brasil, a 5\u00aa gera\u00e7\u00e3o de banda larga m\u00f3vel (standalone<\/em>) nasce com o prop\u00f3sito de revolucionar as telecomunica\u00e7\u00f5es e promover um ambiente produtivo totalmente digital. Neste cen\u00e1rio, o setor de telecom desponta como o agente central do crescimento brasileiro.<\/p>\n

Entender as raz\u00f5es que tornam o 5G o habilitador do desenvolvimento econ\u00f4mico requer a compreens\u00e3o da evolu\u00e7\u00e3o dos padr\u00f5es da tecnologia m\u00f3vel e a import\u00e2ncia da tecnologia na economia. No passado, o objetivo primordial das telecomunica\u00e7\u00f5es era facilitar a comunica\u00e7\u00e3o entre pessoas, atrav\u00e9s de servi\u00e7os de \u00e1udio e texto. A evolu\u00e7\u00e3o da tecnologia, entretanto, abarcou os anseios do passado e superou o objetivo inicial.<\/p>\n

A populariza\u00e7\u00e3o do telefone celular ocorre na d\u00e9cada de 80, quando a primeira gera\u00e7\u00e3o de tecnologia (1G) possibilita a transmiss\u00e3o wireless<\/em> de voz atrav\u00e9s de sinais anal\u00f3gicos. Apesar do avan\u00e7o, o 1G apresenta falhas severas de seguran\u00e7a de dados e a transmiss\u00e3o sofria com interfer\u00eancias.<\/p>\n

Uma d\u00e9cada depois, o 2G surge com um novo paradigma: transmiss\u00e3o do sinal digital em vez do anal\u00f3gico. A mudan\u00e7a solucionou as quest\u00f5es de ru\u00eddos e possibilitou a criptografia dos dados, de forma a promover o primeiro passo em dire\u00e7\u00e3o \u00e0 cyberseguran\u00e7a m\u00f3vel. As evolu\u00e7\u00f5es do 2G tamb\u00e9m possibilitaram a comunica\u00e7\u00e3o via SMS<\/em> e a cria\u00e7\u00e3o do sistema de internet m\u00f3vel.<\/p>\n

A telefonia j\u00e1 se encontrava no patamar de oferecer aos clientes comunica\u00e7\u00e3o via voz, mensagem e dados em um s\u00f3 equipamento. Contudo, \u00e0 medida que o 2G era disseminado, aumentavam as demandas por mais largura de banda e velocidade. Neste cen\u00e1rio, o 3G foi lan\u00e7ando nos 2000 com o intuito de estabelecer um novo patamar de capacidade de transmiss\u00e3o de dados e potencial de conex\u00e3o nos mais diversos lugares.<\/p>\n

A facilidade promovida pela telefonia m\u00f3vel alterou gradativamente a forma de comunica\u00e7\u00e3o da sociedade, impondo novas necessidades. Conversar com a fam\u00edlia, participar de reuni\u00f5es, fazer neg\u00f3cios, digitalizar empresas, todas s\u00e3o atividades que sofreram sens\u00edveis mudan\u00e7as em 20 anos. As\u00a0 necessidades crescentes nos levaram ao 4G (LTE), tecnologia que habilitou diversas aplica\u00e7\u00f5es m\u00f3veis relacionadas a servi\u00e7os banc\u00e1rios, mobilidade, delivery<\/em>, popularizando smartphones<\/em> e tablets<\/em>. A conex\u00e3o enfim alcan\u00e7ou a maioria das pessoas de forma ineg\u00e1vel. Em junho de 2022, a Lei Complementar n\u00ba 194 alterou a Lei Kandir de forma a considerar telecomunica\u00e7\u00e3o um servi\u00e7o essencial \u00e0 sociedade.<\/p>\n

A natureza das telecomunica\u00e7\u00f5es, inicialmente com enfoque na mera comunica\u00e7\u00e3o entre agentes, ganha contorno transversal na economia, habilitando o desenvolvimento de diversos setores.<\/p>\n

A evolu\u00e7\u00e3o das telecomunica\u00e7\u00f5es pode ser muito bem compreendida pelo processo schumpeteriano de destrui\u00e7\u00e3o criativa (Schumpeter, 1942): a incessante inova\u00e7\u00e3o e os processos de substitui\u00e7\u00e3o de produtos obsoletos por paradigmas tecnol\u00f3gicos modernos permeiam o desempenho econ\u00f4mico de longo prazo e as constantes flutua\u00e7\u00f5es econ\u00f4micas. A concorr\u00eancia, dentro desta abordagem, exerce papel fundamental sobre a mudan\u00e7a tecnol\u00f3gica. No sistema capitalista, a competi\u00e7\u00e3o endogeniza o progresso tecnol\u00f3gico (Dosi, 1988). Firmas buscam aprimorar o capital produtivo na busca por lucro potencial e diferencia\u00e7\u00e3o no mercado.\u00a0<\/strong><\/p>\n

Gr\u00e1fico 1 \u2013 Acessos de Telefonia M\u00f3vel por Tecnologia<\/strong><\/p>\n

\"\"<\/a><\/p>\n

Fonte: Anatel. Elabora\u00e7\u00e3o: Conexis.<\/h6>\n

A destrui\u00e7\u00e3o criativa e a acumula\u00e7\u00e3o das inova\u00e7\u00f5es tecnol\u00f3gicas, propiciadas pelas telecomunica\u00e7\u00f5es, guiaram a evolu\u00e7\u00e3o entre um cen\u00e1rio produtivo restrito e manual, para um mundo conectado e digital. Apesar de uma tecnologia n\u00e3o findar com a chegada de uma nova, a mudan\u00e7a de paradigmas \u00e9 vis\u00edvel. At\u00e9 os dias atuais, o 2G e 3G continuam a atender algumas das necessidades de \u00e1reas mais remotas ou conectar m\u00e1quinas de cart\u00e3o de cr\u00e9dito, por exemplo, mas a chegada do 4G promoveu uma mudan\u00e7a qualitativa como nova base habilitadora de diversas aplica\u00e7\u00f5es. Com o 5G, haver\u00e1 outra mudan\u00e7a qualitativa, e o 4G coexistir\u00e1 por muitos anos.<\/p>\n

Neste esp\u00edrito, podemos entender que apesar da tecnologia ter alcan\u00e7ado um pico com o 4G e desta ser uma tecnologia que ainda prov\u00ea as necessidades di\u00e1rias da sociedade, o 5G abre portas para mais uma rodada de inova\u00e7\u00f5es al\u00e9m do imaginado. E, definitivamente, esta jornada n\u00e3o se encerra por aqui.<\/p>\n

A Inova\u00e7\u00e3o do 5G<\/strong><\/p>\n

Apesar do lan\u00e7amento do chamado 5G \u201cpuro\u201d, ou standalone<\/em>, ser recente, servi\u00e7os de 5G DSS, ou non-standalone<\/em>, j\u00e1 eram oferecidos no Brasil. O 5G DSS agrega frequ\u00eancias reaproveitadas do 3G e 4G para tentar aumentar o throughput <\/em>(quantidade de dados transmitidos por uma rede), por\u00e9m a capacidade de banda \u00e9 limitada a 10~20 Mhz.<\/p>\n

Visto a restri\u00e7\u00e3o dessa modalidade, o Leil\u00e3o do 5G, realizado em novembro de 2021, abre as portas para uma tecnologia de ponta. A faixa de 3,5 GhZ, leiloada como a faixa nobre do 5G standalone<\/em>, possui 100 Mhz de largura de banda e uma capacidade de throughput<\/em> superior ao DSS.<\/p>\n

O 5G se destaca pelo ganho de performance significativo, seja em velocidade, lat\u00eancia, capacidade ou n\u00famero de aparelhos que podem se conectar simultaneamente. Segundo a UIT (Uni\u00e3o Internacional de Telecomunica\u00e7\u00f5es), \u00f3rg\u00e3o ligado \u00e0s Na\u00e7\u00f5es Unidas e respons\u00e1vel por criar as diretrizes mundiais de telecom, define uma norma para o 5G: a rede deve prover velocidade de 10 Gbps por segundo, lat\u00eancia de 1 milisegundo e at\u00e9 1.000 conex\u00f5es simult\u00e2neas por km\u00b2.<\/p>\n

Essa \u00faltima caracter\u00edstica viabilizar\u00e1 o Massive IoT<\/em>, ou seja, a conex\u00e3o de milhares de devices <\/em>com uma nuvem central, capaz de receber constantes bits<\/em> de informa\u00e7\u00e3o e processar dados. A Internet das Coisas (IoT) representa uma mudan\u00e7a cont\u00ednua de paradigma nas comunica\u00e7\u00f5es: tudo o que se beneficia de uma conex\u00e3o pode e ser\u00e1 conectado.<\/p>\n

Diversos testes envolvendo redes 5G t\u00eam sido realizados para comprovar os benef\u00edcios da nova tecnologia. Na agricultura, pode-se destacar a pesquisa da Avant Agro na implementa\u00e7\u00e3o de drones munidos com 5G e Intelig\u00eancia Artificial para monitoramento de lavouras.<\/p>\n

Segundo a Embrapa, estima-se que a dificuldade em detectar ervas daninhas em planta\u00e7\u00f5es de soja, possa gerar preju\u00edzos de R$ 9 bilh\u00f5es anuais no pa\u00eds em decorr\u00eancia da perda de produtividade. O 4G j\u00e1 possibilita o uso de drones para mapeamento do campo, por\u00e9m de forma offline<\/em>. Isso significa que a informa\u00e7\u00e3o coletada pelo drone fica armazenada em um cart\u00e3o de mem\u00f3ria, sendo necess\u00e1rio que o operador as transfira do cart\u00e3o para uma m\u00e1quina, de forma que os dados sejam processados. De acordo com a Avant Agro, o mapeamento offline<\/em> leva aproximadamente 12h e 4,5 GB para uma \u00e1rea de 25 hectares.<\/p>\n

Ao implementar a tecnologia 5G aos drones, permitindo uma conex\u00e3o online<\/em>, onde os dados s\u00e3o importados para um cloud<\/em> e tratados por algoritmos em tempo real, o tempo do processo cai para 3h43min. O reconhecimento das ervas daninhas por meio de drone conectado \u00e0 rede 5G, reduz custos e propens\u00f5es a erro, al\u00e9m de reduzir substancialmente o tempo do processo.<\/p>\n

As aplica\u00e7\u00f5es do Massive IoT<\/em> poder\u00e3o tamb\u00e9m ser implementadas em diversos setores, como na sa\u00fade, atrav\u00e9s de wearables<\/em> que acompanham sinais vitais e mudan\u00e7as de comportamento, facilitando a triagem e o encaminhamento de pacientes \u00e0 unidade de sa\u00fade. Esta fun\u00e7\u00e3o pode gerar redu\u00e7\u00e3o de custos de atendimento e munir profissionais da sa\u00fade com amplo hist\u00f3rico sobre os pacientes.<\/p>\n

No setor de log\u00edstica, os processos aduaneiros (smart ports<\/em>) tamb\u00e9m devem se beneficiar por smart tags<\/em>, por exemplo, que permitem o acompanhamento do transporte de mercadorias do produtor ao consumidor final em tempo real, inclusive para fins de fiscaliza\u00e7\u00e3o e tribut\u00e1rios.<\/p>\n

Na contram\u00e3o de aplica\u00e7\u00f5es de Massive IoT<\/em> que requerem a conex\u00e3o de milhares de endpoints<\/em> com trocas de pequeno volume de dados, o 5G promover\u00e1 o Critical IoT<\/em>. Estas aplica\u00e7\u00f5es s\u00e3o caracterizadas por um volume de dispositivos significativamente menor e maior demanda por confiabilidade. Aplicativos como esses exigem densa cobertura de conex\u00e3o, lat\u00eancia ultrabaixa e alta taxa de transfer\u00eancia de dados.<\/p>\n

Setores de seguran\u00e7a, tr\u00e1fego, energia e sa\u00fade ser\u00e3o alguns dos setores servidos pela baixa lat\u00eancia, ultra velocidade e confiabilidade do 5G. Um dos casos mais cl\u00e1ssicos quando pensamos em automatiza\u00e7\u00e3o \u00e9 o do carro aut\u00f4nomo. Os sistemas de ve\u00edculos aut\u00f4nomos geram enormes quantidades de dados para medir e navegar externamente. Esses aplicativos contam com a transmiss\u00e3o de informa\u00e7\u00f5es em tempo real para atender \u00e0s demandas de dire\u00e7\u00e3o segura. A confiabilidade do sistema e o r\u00e1pido poder de resposta s\u00e3o essenciais para a exist\u00eancia deste sistema. A tecnologia 5G ser\u00e1 habilitadora deste novo mercado.<\/p>\n

Outras inova\u00e7\u00f5es como as cirurgias \u00e0 dist\u00e2ncia, gerenciamento de tr\u00e1fego de rodovias e sensoriamento de caldeiras de termoel\u00e9tricas s\u00e3o atividades que dependem exclusivamente de uma rede de conex\u00e3o de alt\u00edssima confiabilidade para serem operadas online. Elas devem funcionar sem lapsos, visto que o risco de falhas de conex\u00e3o torna-se sens\u00edvel no Critical IoT<\/em>.<\/p>\n

Apesar de j\u00e1 existir um hall<\/em> de aplica\u00e7\u00f5es sendo discutidas e muitas delas implementadas, conforme mencionado, n\u00e3o temos ao certo ainda quais ser\u00e3o as aplica\u00e7\u00f5es que de fato revolucionar\u00e3o o mercado. E o mais importante, talvez ainda n\u00e3o seja poss\u00edvel visualizar as futuras demandas por aplica\u00e7\u00f5es. Esse processo ocorre desde os prim\u00f3rdios da telefonia m\u00f3vel, a tecnologia avan\u00e7a e a sociedade a adapta em torno de suas necessidades.<\/p>\n

\u00c9 ineg\u00e1vel, contudo, que existe uma premissa para que a tecnologia prospere: infraestrutura. A infraestrutura possibilita o surgimento das inova\u00e7\u00f5es e tecnologias que v\u00e3o direcionar o nosso futuro. Faz-se necess\u00e1ria a cria\u00e7\u00e3o de um ambiente frut\u00edfero para que desenvolvedores e empresas possam criar tudo aquilo que um dia ser\u00e1 indispens\u00e1vel. Para isso, al\u00e9m de garantir uma conex\u00e3o veloz e de baixa lat\u00eancia, \u00e9 preciso conectar o pa\u00eds. Instalar infraestrutura nas cidades, promover um ambiente de neg\u00f3cios frut\u00edfero e seguro, al\u00e9m de garantir a conectividade das pessoas.<\/p>\n

Dificuldades de Implementa\u00e7\u00e3o<\/strong><\/p>\n

Em um estudo sobre os impeditivos institucionais da destrui\u00e7\u00e3o criativa, Caballero (2008) argumenta que, para efeitos pr\u00e1ticos, as inova\u00e7\u00f5es ocorrem continuamente e que na aus\u00eancia de obst\u00e1culos \u00e0 sua implementa\u00e7\u00e3o, ter\u00edamos um cen\u00e1rio de infinita reestrutura\u00e7\u00e3o da economia. O incessante ciclo de reestrutura\u00e7\u00e3o, por\u00e9m, seria freado por dois obst\u00e1culos: limita\u00e7\u00e3o de recursos a serem dispendidos no ajuste ao novo paradigma e os impedimentos institucionais criados pelo homem.<\/p>\n

O setor de telecom mundial \u00e9 amplamente conhecido por estar na ponta de P&D, redefinindo fronteiras de conhecimento e tendo liderado, inclusive, a \u00faltima onda de inova\u00e7\u00e3o (m\u00eddias digitais, softwares<\/em> e redes). Apesar disso, imputa-se ainda sobre o setor alguns obst\u00e1culos institucionais de regulamenta\u00e7\u00e3o.<\/p>\n

Pouco se fala no assunto, mas para que seja poss\u00edvel atingir a cobertura nacional com o 5G, a nova gera\u00e7\u00e3o de internet m\u00f3vel vai exigir uma quantidade de antenas de 5 a 10 vezes maior que a atual. A necessidade de amplia\u00e7\u00e3o da infraestrutura de telecom traz consigo a problem\u00e1tica da instala\u00e7\u00e3o de antenas nas cidades. Arcabou\u00e7os ultrapassados impedem a r\u00e1pida adapta\u00e7\u00e3o das cidades ao 5G.<\/p>\n

Dentre o universo de 5.570 munic\u00edpios brasileiros, apenas 106 est\u00e3o com uma legisla\u00e7\u00e3o plenamente adequada para as necessidades do 5G. Entre as capitais, apenas 48% apresentam converg\u00eancia.<\/p>\n

Apesar de a regulamenta\u00e7\u00e3o de telecomunica\u00e7\u00f5es ser federal, as leis que determinam as regras para instala\u00e7\u00e3o de antenas s\u00e3o municipais, gerando gargalos em cidades que ainda t\u00eam leis de antenas desatualizadas e em desacordo com a Lei Geral de Antenas.<\/p>\n

Muitos s\u00e3o os entraves para a obten\u00e7\u00e3o de licen\u00e7as que permitam a instala\u00e7\u00e3o de antenas. Certos munic\u00edpios impedem a fixa\u00e7\u00e3o de antenas em per\u00edmetros escolares ou hospitalares, impondo restri\u00e7\u00f5es \u00e0 conex\u00e3o de estudantes; outros impossibilitam a instala\u00e7\u00e3o de infra em local sem regulariza\u00e7\u00e3o fundi\u00e1ria, afetando diretamente as popula\u00e7\u00f5es mais carentes; ainda existem quest\u00f5es arquitet\u00f4nicas que travam a obten\u00e7\u00e3o de licen\u00e7as. \u00c9 importante ressaltar que estas legisla\u00e7\u00f5es geram incongru\u00eancia entre as legisla\u00e7\u00f5es municipais e a necessidade para avan\u00e7o pleno do 5G.<\/p>\n

Al\u00e9m de entraves legais, o tempo m\u00e9dio para o licenciamento de uma antena tamb\u00e9m gera atrito. De acordo com a Lei Geral de Antenas (N\u00ba 13.116\/2015), o prazo para emiss\u00e3o de qualquer licen\u00e7a referida \u00e0 instala\u00e7\u00e3o de infraestrutura de suporte em \u00e1rea urbana n\u00e3o poder\u00e1 ser superior a 60 dias. Entretanto, o tempo m\u00e9dio efetivo tem sido de seis meses, chegando at\u00e9 a 1 ano em algumas cidades, o que n\u00e3o \u00e9 compat\u00edvel com a nova tecnologia.<\/p>\n

A vit\u00f3ria conquistada pelo setor no Senado Federal em julho de 2022 com a aprova\u00e7\u00e3o do PL 1885\/2022 \u00e9 muito oportuna para facilitar a instala\u00e7\u00e3o da infraestrutura. O projeto chamado \u201cSil\u00eancio Positivo\u201d autoriza operadoras a instalarem equipamentos de infraestrutura de telecomunica\u00e7\u00f5es nos munic\u00edpios caso as autoridades locais n\u00e3o se manifestem no prazo determinado pela LGA. O projeto aguarda agora san\u00e7\u00e3o presidencial.<\/p>\n

As revolu\u00e7\u00f5es tecnol\u00f3gicas do setor de telecomunica\u00e7\u00f5es t\u00eam impacto direto na cont\u00ednua expans\u00e3o da economia, atrav\u00e9s da promo\u00e7\u00e3o de inova\u00e7\u00f5es ou adequa\u00e7\u00e3o de cadeias para modelos mais produtivos e eficientes. A vertente do novo institucionalismo de Douglas North exp\u00f5e que as tecnologias apenas surgiram e se desenvolveram em pa\u00edses com ambiente institucional propicio. \u00c9 imperativo que o arcabou\u00e7o jur\u00eddico que envolve o setor no Brasil reflita a vanguarda e rapidez como o mundo digital avan\u00e7a. Essas mudan\u00e7as visam acomodar o progresso tecnol\u00f3gico na estrutura brasileira de modo a promover impactos positivos nos mais diversos campos.<\/p>\n

\u00a0<\/strong><\/p>\n

Refer\u00eancias<\/strong><\/p>\n

Caballero, R. 2008. Creative Destruction. The New Palgrave Dictionary of Economics<\/em>, Second Edition.<\/p>\n

Dosi, G. (1988). The Nature of the Innovation Process. In G. Dosi, C. Freeman, R. Nelson, G. Silverberg, & L. Soete (Eds.), Technical Change and Economic Theory<\/em> (pp. 221-238).<\/p>\n

Ferrari, Marcos. 2006. A economia evolucion\u00e1ria\/neoschumpeteriana e o novo institucionalismo: em busca de explica\u00e7\u00f5es para a mudan\u00e7a tecnol\u00f3gica e institucional. Vit\u00f3ria: XI Encontro Nacional de Economia Pol\u00edtica.<\/p>\n

Ferrari, Marcos & Lopes, Amanda. 2022. The 5G Agenda and its Impact on the Economy<\/em>. S\u00e3o Paulo: The Winners n\u00b0 46.<\/p>\n

Paudel, P. & Bhattarai, A. 2018. 5G Telecommunication Technology<\/em>: History, Overview, Requirements and Use Case Scenario in Context of Nepal.<\/p>\n

Schumpeter, J. 1942. Capitalism, Socialism, and Democracy<\/em>. New York: Harper & Bros.<\/p>\n

UIT. 2018. Key features and requirements of 5G\/IMT-2020<\/em>. Algeria: ITU Arab Forum.<\/p>\n

\u00a0<\/strong><\/p>\n

\u00a0<\/strong>* Marcos Ferrari <\/strong>\u00e9 d<\/strong>outor em Economia pela UFRJ e Presidente-Executivo da Conexis Brasil Digital, tamb\u00e9m foi Diretor de Infraestrutura e Governo do BNDES, Secret\u00e1rio de Assuntos Econ\u00f4micos do Minist\u00e9rio do Planejamento e Secret\u00e1rio Adjunto de Pol\u00edtica Econ\u00f4mica do Minist\u00e9rio da Fazenda.\u00a0 <\/strong><\/p>\n

** Amanda Lopes <\/strong>\u00e9 mestranda em Pol\u00edticas Econ\u00f4micas pela Erasmus University of Rotterdam e Analista de Estudos Econ\u00f4micos na Conexis Brasil Digital.<\/p>\n

\u00a0<\/strong><\/p>\n","protected":false},"excerpt":{"rendered":"

Os autores examinam i impacto positivo da implanta\u00e7\u00e3o da tecnologia 5G no Brasil, bem como algumas dificuldades para sua implementa\u00e7\u00e3o.<\/p>\n","protected":false},"author":198,"featured_media":0,"comment_status":"open","ping_status":"closed","sticky":false,"template":"","format":"standard","meta":{"_monsterinsights_skip_tracking":false,"_monsterinsights_sitenote_active":false,"_monsterinsights_sitenote_note":"","_monsterinsights_sitenote_category":0,"footnotes":""},"categories":[5],"tags":[953,769,336,138,954,955],"_links":{"self":[{"href":"https:\/\/www.brasil-economia-governo.com.br\/index.php?rest_route=\/wp\/v2\/posts\/3655"}],"collection":[{"href":"https:\/\/www.brasil-economia-governo.com.br\/index.php?rest_route=\/wp\/v2\/posts"}],"about":[{"href":"https:\/\/www.brasil-economia-governo.com.br\/index.php?rest_route=\/wp\/v2\/types\/post"}],"author":[{"embeddable":true,"href":"https:\/\/www.brasil-economia-governo.com.br\/index.php?rest_route=\/wp\/v2\/users\/198"}],"replies":[{"embeddable":true,"href":"https:\/\/www.brasil-economia-governo.com.br\/index.php?rest_route=%2Fwp%2Fv2%2Fcomments&post=3655"}],"version-history":[{"count":0,"href":"https:\/\/www.brasil-economia-governo.com.br\/index.php?rest_route=\/wp\/v2\/posts\/3655\/revisions"}],"wp:attachment":[{"href":"https:\/\/www.brasil-economia-governo.com.br\/index.php?rest_route=%2Fwp%2Fv2%2Fmedia&parent=3655"}],"wp:term":[{"taxonomy":"category","embeddable":true,"href":"https:\/\/www.brasil-economia-governo.com.br\/index.php?rest_route=%2Fwp%2Fv2%2Fcategories&post=3655"},{"taxonomy":"post_tag","embeddable":true,"href":"https:\/\/www.brasil-economia-governo.com.br\/index.php?rest_route=%2Fwp%2Fv2%2Ftags&post=3655"}],"curies":[{"name":"wp","href":"https:\/\/api.w.org\/{rel}","templated":true}]}}