{"id":454,"date":"2011-04-13T00:01:29","date_gmt":"2011-04-13T03:01:29","guid":{"rendered":"http:\/\/www.brasil-economia-governo.org.br\/?p=454"},"modified":"2011-04-13T20:04:04","modified_gmt":"2011-04-13T23:04:04","slug":"vale-a-pena-construir-o-trem-bala","status":"publish","type":"post","link":"https:\/\/www.brasil-economia-governo.com.br\/?p=454","title":{"rendered":"Vale a pena construir o Trem Bala?"},"content":{"rendered":"
Est\u00e1 em andamento um projeto para construir um trem de alta velocidade (TAV), popularmente conhecido como \u201ctrem-bala\u201d entre Rio e Campinas, passando por S\u00e3o Paulo. \u00c9 um trem de passageiros (sem possibilidade de uso para transporte de cargas, a n\u00e3o ser pequenas encomendas), com poss\u00edveis esta\u00e7\u00f5es intermedi\u00e1rias em S\u00e3o Jos\u00e9 dos Campos, Aparecida do Norte, Resende, Volta Redonda e Barra Mansa. Os aeroportos de Viracopos (Campinas), Guarulhos (S\u00e3o Paulo) e Gale\u00e3o (Rio de Janeiro) tamb\u00e9m seriam servidos por esta\u00e7\u00f5es. A dist\u00e2ncia total a ser percorrida \u00e9 de 511 km, sendo que o trecho principal (Rio \u2013 S\u00e3o Paulo) teria 412 km. O tempo m\u00ednimo de viagem entre Rio e S\u00e3o Paulo seria de 1 hora e 33 minutos, caso venha a ser poss\u00edvel atingir velocidade m\u00e1xima de 300 km por hora e sem paradas. A viagem do Rio a Campinas, com paradas, levaria 2 horas e 27 minutos.<\/p>\n
No atual est\u00e1gio de desenvolvimento da infraestrutura no Brasil, este n\u00e3o parece ser um investimento que valha a pena. A raz\u00e3o \u00e9 simples: ele vai consumir um volume elevado de recursos p\u00fablicos<\/span> (entre R$ 15 bilh\u00f5es e R$ 36 bilh\u00f5es)[1]<\/a>, fora o montante adicional a ser aportado por investidores privados (o custo total da obra est\u00e1 or\u00e7ado oficialmente em R$ 34,6 bilh\u00f5es, mas pode chegar facilmente aos R$ 50 bilh\u00f5es, devido a subestimativas de custos no projeto de viabilidade).<\/p>\n Para que se tenha uma id\u00e9ia de como o projeto \u00e9 caro, a tabela abaixo compara o or\u00e7amento oficial do TAV com outras obras. Colocar entre R$ 15 bilh\u00f5es e R$ 36 bilh\u00f5es de dinheiro do Tesouro<\/span> em um \u00fanico projeto, significa gastar mais do que tudo o que foi investido em ferrovias entre 1999 e 2008. Trata-se, portanto, de um gasto de vulto que vai drenar dinheiro que poderia ser aplicado em outros investimentos p\u00fablicos.<\/p>\n Custo total estimado para constru\u00e7\u00e3o do TAV Rio de Janeiro \u2013 Campinas, para outros projetos de infraestrutura de grande vulto e despesa efetivamente realizada em infraestrutura ferrovi\u00e1ria e aeroportu\u00e1ria <\/strong><\/p>\n R$ bilh\u00f5es<\/strong><\/p>\n