{"id":3615,"date":"2022-05-20T19:21:22","date_gmt":"2022-05-20T22:21:22","guid":{"rendered":"http:\/\/www.brasil-economia-governo.org.br\/?p=3615"},"modified":"2022-05-20T19:21:22","modified_gmt":"2022-05-20T22:21:22","slug":"agilidade-organizacional-no-setor-publico","status":"publish","type":"post","link":"https:\/\/www.brasil-economia-governo.com.br\/?p=3615","title":{"rendered":"Agilidade organizacional no setor p\u00fablico"},"content":{"rendered":"

Agilidade organizacional no setor p\u00fablico<\/strong><\/h1>\n

Essa caracter\u00edstica requer muito esfor\u00e7o e exige l\u00edderes vision\u00e1rios, muito escassos no Pa\u00eds atualmente.<\/strong><\/span><\/h3>\n

\u00a0<\/strong><\/span>Por Roberto Macedo<\/em><\/p>\n

Nossos governantes em geral n\u00e3o t\u00eam pressa, e muitos problemas de interesse p\u00fablico t\u00eam sua solu\u00e7\u00e3o procrastinada. Alguns exemplos vieram \u00e0s manchetes nos \u00faltimos dias, como o de que tomou d\u00e9cadas a negocia\u00e7\u00e3o entre o governo paulistano e o federal quanto ao que fazer com o Campo de Marte; e na cidade a cracol\u00e2ndia continua de p\u00e9. H\u00e1 anos ou\u00e7o falar da privatiza\u00e7\u00e3o da Eletrobras, mas o assunto continua empacado e foi, tamb\u00e9m, desvirtuado com emendas do Congresso. E as reformas administrativa e tribut\u00e1ria n\u00e3o escaparam \u00e0 lentid\u00e3o do setor p\u00fablico.<\/p>\n

Alguns problemas, se fossem objeto de melhor e mais r\u00e1pida agilidade organizacional do setor p\u00fablico, teriam impacto positivo na produ\u00e7\u00e3o e na produtividade da economia, colaborando para o seu maior crescimento. Vejo esse crescimento como priorit\u00e1rio em termos de pol\u00edticas p\u00fablicas, em face da estagna\u00e7\u00e3o da economia desde a d\u00e9cada de 1980, no sentido de um crescimento econ\u00f4mico abaixo do seu potencial.<\/p>\n

Mas nossos pol\u00edticos, salvo exce\u00e7\u00f5es cada vez mais excepcionais, t\u00eam suas prioridades a\u00e9ticas, pois n\u00e3o visam ao bem comum e s\u00e3o r\u00e1pidos s\u00f3 no encaminhamento de assuntos de interesse pessoal ou de grupos. No momento, a prioridade \u00e9 a reelei\u00e7\u00e3o dos incumbentes de mandatos, no Congresso recorrendo, inclusive, \u00e0s indecentes emendas parlamentares do relator do Or\u00e7amento, assunto que ganhou enormes propor\u00e7\u00f5es, mas felizmente vem recebendo grande aten\u00e7\u00e3o da imprensa, que desvendou o chamado \u201cor\u00e7amento secreto\u201d, o que levou a uma decis\u00e3o do Supremo Tribunal Federal pr\u00f3-transpar\u00eancia.<\/p>\n

Neste contexto, foi com satisfa\u00e7\u00e3o que vi o assunto de que trata o t\u00edtulo deste artigo sendo objeto de texto da consultoria internacional McKinsey, que costuma abordar assuntos de interesse p\u00fablico nos seus estudos. N\u00e3o tenho espa\u00e7o para uma vis\u00e3o completa do texto, mas a quem quiser acess\u00e1-lo sugiro procur\u00e1-lo no Google pelo seu t\u00edtulo:\u00a0Better and faster: Organizational agility for the public sector<\/em>.<\/p>\n

O texto, que tamb\u00e9m faz refer\u00eancia a outros estudos da McKinsey, destaca os seguintes aspectos (tradu\u00e7\u00e3o livre): 1) metodologias \u00e1geis podem transformar a maneira como um governo planeja, opera e entrega seus produtos e servi\u00e7os; 2) como cada n\u00edvel de uma organiza\u00e7\u00e3o governamental tem diferentes pap\u00e9is e prioridades, os mais eficazes princ\u00edpios b\u00e1sicos da agilidade ser\u00e3o tamb\u00e9m diferentes; 3) os resultados poder\u00e3o ser maior produtividade e melhores servi\u00e7os para os cidad\u00e3os; 4) metodologias do setor privado podem ajudar no desempenho e na sa\u00fade organizacional; 5) pesquisa da McKinsey mostrou que 70% de organiza\u00e7\u00f5es \u00e1geis ficam no quartil superior de sa\u00fade organizacional; 6) caracter\u00edsticas podem tornar entidades governamentais dificilmente adapt\u00e1veis a um modelo \u00e1gil, como o mais longo horizonte dos seus or\u00e7amentos, usualmente anuais, e a competi\u00e7\u00e3o interna por volume fixo de recursos, que pode desencorajar a colabora\u00e7\u00e3o dentro do governo \u2013 como os retornos dos investimentos s\u00e3o frequentemente dispersos dentro dele e publicamente, pode ser dif\u00edcil de motivar funcion\u00e1rios a trabalharem para melhoria que n\u00e3o necessariamente veem ou experimentam; 7) esses aspectos recomendam a ado\u00e7\u00e3o de princ\u00edpios \u00e1geis, como o de trabalhar com objetivos e resultados com avalia\u00e7\u00f5es trimestrais; 8) a estrutura hier\u00e1rquica \u2013 com sua cultura e seus modos de trabalhar \u2013 tamb\u00e9m pode tornar dif\u00edcil a implementa\u00e7\u00e3o de metodologias \u00e1geis, como organiza\u00e7\u00f5es menos hierarquizadas e intera\u00e7\u00f5es r\u00e1pidas.<\/p>\n

Prosseguindo: 9) uma abrangente implementa\u00e7\u00e3o \u00e1gil \u00e9 uma enorme tarefa, que requer s\u00f3lidos compromissos de poder, recursos e um foco de ponta a ponta no interesse de quem ter\u00e1 os benef\u00edcios; 10) a perspectiva de esfor\u00e7o t\u00e3o significante poder\u00e1 desencorajar muitos l\u00edderes governamentais de assumirem compromissos, com o que essas transforma\u00e7\u00f5es requerem l\u00edderes vision\u00e1rios.<\/p>\n

Concluindo o resumo: 11) o texto volta a enfatizar dois princ\u00edpios de agilidade, o de trabalhar na dire\u00e7\u00e3o de objetivos e resultados com avalia\u00e7\u00f5es trimestrais; 12) tamb\u00e9m prop\u00f5e a colabora\u00e7\u00e3o entre diferentes setores do governo, pois v\u00e1rios trabalham de forma isolada, e n\u00e3o em a\u00e7\u00f5es comuns entre eles, e d\u00e1 como exemplo uma colabora\u00e7\u00e3o entre l\u00edderes em \u00e1reas como sa\u00fade, educa\u00e7\u00e3o e tr\u00e2nsito em apoio a cidad\u00e3s gr\u00e1vidas. Noutro exemplo, uma ag\u00eancia de transporte p\u00fablico interessada em aumentar a clientela criou um time envolvendo especialistas em planejamento de transportes, engenharia de dados, opera\u00e7\u00f5es, servi\u00e7o ao consumidor e marketing.<\/p>\n

Como dito anteriormente, a agilidade organizacional do setor p\u00fablico requer muito esfor\u00e7o e l\u00edderes vision\u00e1rios. Ora, tais l\u00edderes s\u00e3o muito escassos no Brasil, com a maioria dos pol\u00edticos mais voltada para seus pr\u00f3prios interesses e de grupos. Por isso venho insistindo, neste espa\u00e7o, em que a sociedade brasileira precisa se organizar para cobrar dos pol\u00edticos medidas voltadas para o bem comum. Incluirei essa agilidade entre os pilares de plano que j\u00e1 apresentei neste espa\u00e7o enfatizando essa cobran\u00e7a.<\/p>\n

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Roberto Macedo<\/strong> \u00e9 economista (UFMG, USP e\u00a0Harvard), professor s\u00eanior da USP e membro do Instituto Fernand Braudel.<\/p>\n

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Artigo publicado no jornal O Estado de S. Paulo<\/em> em 19 de maio de 2022.<\/p>\n","protected":false},"excerpt":{"rendered":"

O autor baseia-se num estudo da consultoria McKinsey para fazer uma an\u00e1lise da import\u00e2ncia da agilidade organizacional no setor p\u00fablico e critica o comportamento da maioria dos pol\u00edticos brasileiros mais preocupada com seus pr\u00f3prios interesses e de grupos do que com o bem comum.<\/p>\n","protected":false},"author":125,"featured_media":0,"comment_status":"open","ping_status":"closed","sticky":false,"template":"","format":"standard","meta":{"_monsterinsights_skip_tracking":false,"_monsterinsights_sitenote_active":false,"_monsterinsights_sitenote_note":"","_monsterinsights_sitenote_category":0,"footnotes":""},"categories":[8,6],"tags":[940,334],"class_list":["post-3615","post","type-post","status-publish","format-standard","hentry","category-crescimento-e-eficiencia-da-economia","category-financas-publicas-e-gestao-publica","tag-agilidade-organizacional-interesse-publico","tag-gestao-publica"],"_links":{"self":[{"href":"https:\/\/www.brasil-economia-governo.com.br\/index.php?rest_route=\/wp\/v2\/posts\/3615","targetHints":{"allow":["GET"]}}],"collection":[{"href":"https:\/\/www.brasil-economia-governo.com.br\/index.php?rest_route=\/wp\/v2\/posts"}],"about":[{"href":"https:\/\/www.brasil-economia-governo.com.br\/index.php?rest_route=\/wp\/v2\/types\/post"}],"author":[{"embeddable":true,"href":"https:\/\/www.brasil-economia-governo.com.br\/index.php?rest_route=\/wp\/v2\/users\/125"}],"replies":[{"embeddable":true,"href":"https:\/\/www.brasil-economia-governo.com.br\/index.php?rest_route=%2Fwp%2Fv2%2Fcomments&post=3615"}],"version-history":[{"count":0,"href":"https:\/\/www.brasil-economia-governo.com.br\/index.php?rest_route=\/wp\/v2\/posts\/3615\/revisions"}],"wp:attachment":[{"href":"https:\/\/www.brasil-economia-governo.com.br\/index.php?rest_route=%2Fwp%2Fv2%2Fmedia&parent=3615"}],"wp:term":[{"taxonomy":"category","embeddable":true,"href":"https:\/\/www.brasil-economia-governo.com.br\/index.php?rest_route=%2Fwp%2Fv2%2Fcategories&post=3615"},{"taxonomy":"post_tag","embeddable":true,"href":"https:\/\/www.brasil-economia-governo.com.br\/index.php?rest_route=%2Fwp%2Fv2%2Ftags&post=3615"}],"curies":[{"name":"wp","href":"https:\/\/api.w.org\/{rel}","templated":true}]}}