{"id":3565,"date":"2022-01-26T08:08:08","date_gmt":"2022-01-26T11:08:08","guid":{"rendered":"http:\/\/www.brasil-economia-governo.org.br\/?p=3565"},"modified":"2022-01-26T08:08:08","modified_gmt":"2022-01-26T11:08:08","slug":"congresso-tem-sido-o-maior-protagonista-da-agenda-de-reformas","status":"publish","type":"post","link":"https:\/\/www.brasil-economia-governo.com.br\/?p=3565","title":{"rendered":"Congresso tem sido o maior protagonista da agenda de reformas"},"content":{"rendered":"
\u00a0<\/em><\/strong><\/p>\n <\/p>\n Por Rog\u00e9rio Schmitt<\/em>*<\/p>\n <\/p>\n Estamos entrando no \u00faltimo ano do governo Bolsonaro e tamb\u00e9m no \u00faltimo ano da atual legislatura do Congresso. Resolvi ent\u00e3o aproveitar este per\u00edodo de recesso parlamentar \u2013 e tamb\u00e9m de (pelo menos at\u00e9 outro dia) f\u00e9rias presidenciais \u2013 para fazer um levantamento das reformas econ\u00f4micas mais importantes aprovadas nos tr\u00eas primeiros anos do corrente ciclo de governo.<\/p>\n Vou deixar de lado a agenda de reformas macroecon\u00f4micas, tamb\u00e9m conhecidas como reformas estruturantes (pois elas quase sempre envolvem mudan\u00e7as no texto da Constitui\u00e7\u00e3o Federal). A \u00fanica reforma macro aprovada nesse per\u00edodo foi a da Previd\u00eancia (Emenda Constitucional 103, promulgada em novembro de 2019). E os outros itens principais da agenda de reformas estruturantes (a tribut\u00e1ria e a administrativa) dificilmente ser\u00e3o aprovados em um ano eleitoral.<\/p>\n Mas, ao contr\u00e1rio do que uma an\u00e1lise pol\u00edtica mais descuidada poderia sugerir, esses \u00faltimos anos estiveram longe de ser uma fase de paralisia na agenda de reformas. Ao contr\u00e1rio: as reformas microecon\u00f4micas est\u00e3o vivendo um per\u00edodo extremamente favor\u00e1vel. O levantamento apresentado a seguir (que talvez ainda esteja incompleto) conseguiu identificar um total de 17 importantes propostas de reformas micro j\u00e1 aprovadas entre 2019 e 2021.<\/p>\n As reformas microecon\u00f4micas correspondem ou a projetos de regula\u00e7\u00e3o de mercados e setores espec\u00edficos da economia, ou a projetos que visam melhorar o ambiente de neg\u00f3cios como um todo. A segunda caracter\u00edstica importante destas propostas \u00e9 o fato de serem mudan\u00e7as legais de natureza infraconstitucional. Por fim, a agenda de reformas micro tamb\u00e9m se define por sua orienta\u00e7\u00e3o pr\u00f3-mercado, com o objetivo de criar incentivos para maiores investimentos privados.<\/p>\n O quadro abaixo enumera as 17 reformas econ\u00f4micas aprovadas pelo Congresso Nacional e sancionadas pela Presid\u00eancia da Rep\u00fablica nos tr\u00eas primeiros anos do atual ciclo de governo. O ritmo de aprova\u00e7\u00e3o das reformas n\u00e3o foi homog\u00eaneo: mais lento nos dois primeiros anos (3 reformas aprovadas em 2019 e 2 em 2020), e bem mais intenso na segunda metade do per\u00edodo (nada menos que 11 reformas foram sancionadas em 2021, e uma j\u00e1 em janeiro de 2022).<\/p>\nHist\u00f3rico recente revela que o Parlamento \u00e9 t\u00e3o ou mais importante que o Minist\u00e9rio da Economia como agente formulador de reformas na legisla\u00e7\u00e3o econ\u00f4mica.<\/em><\/strong><\/span><\/h3>\n