{"id":3490,"date":"2021-08-20T10:45:32","date_gmt":"2021-08-20T13:45:32","guid":{"rendered":"http:\/\/www.brasil-economia-governo.org.br\/?p=3490"},"modified":"2021-08-20T10:47:04","modified_gmt":"2021-08-20T13:47:04","slug":"voto-impresso-ja-existe-de-forma-agregada-por-secao-eleitoral","status":"publish","type":"post","link":"https:\/\/www.brasil-economia-governo.com.br\/?p=3490","title":{"rendered":"Voto impresso j\u00e1 existe de forma agregada por se\u00e7\u00e3o eleitoral"},"content":{"rendered":"

Voto impresso j\u00e1 existe de forma agregada por se\u00e7\u00e3o eleitoral<\/strong><\/h3>\n

O Boletim de Urna, impresso, \u00e9 a base de um sistema de apura\u00e7\u00e3o seguro<\/strong><\/span><\/h4>\n

\u00a0<\/em>Por Roberto Macedo<\/em><\/p>\n

Sempre fui convicto de que o sistema eleitoral brasileiro, de urnas eletr\u00f4nicas, reflete com precis\u00e3o a vontade do eleitor, n\u00e3o cabendo a grande e obsessiva suspei\u00e7\u00e3o com que \u00e9 visto pelo presidente Bolsonaro e parte de seus apoiadores. Mas resolvi rever o assunto, procurando tamb\u00e9m saber mais sobre o voto impresso t\u00e3o defendido por esse grupo, ainda que ele n\u00e3o esclare\u00e7a bem o que entende por isso.<\/p>\n

Esse reexame foi \u00fatil, pois aprendi mais sobre o sistema eleitoral, em particular o fato de que as urnas j\u00e1 s\u00e3o dotadas internamente de uma impressora que no final da vota\u00e7\u00e3o nas se\u00e7\u00f5es eleitorais produz uma lista dos totais de votos obtidos individualmente pelos candidatos e pelos partidos, o chamado Boletim de Urna (BU). Meu aprendizado veio principalmente de conversas com pessoas que atuaram como mes\u00e1rios nas elei\u00e7\u00f5es de 2018: minha filha Cristiana Santos de Macedo, pesquisadora da Funda\u00e7\u00e3o Oswaldo Cruz, e um amigo advogado, Wilson Victorio Rodrigues, tamb\u00e9m diretor-geral da Faculdade do Com\u00e9rcio de S\u00e3o Paulo (FAC-SP), ligada \u00e0 Associa\u00e7\u00e3o Comercial da capital paulista.<\/p>\n

Ap\u00f3s os mes\u00e1rios se reunirem para dar in\u00edcio \u00e0 vota\u00e7\u00e3o, \u00e0s 8 horas da manh\u00e3, a urna primeiro imprime a chamada \u201czer\u00e9sima\u201d, um termo que vem do zero, para comprovar que n\u00e3o h\u00e1 registros de votos na urna utilizada.<\/p>\n

A urna n\u00e3o est\u00e1 ligada \u00e0 internet, s\u00f3 se liga \u00e0 eletricidade, sendo assim \u00e0 prova de\u00a0hackers<\/em>, e pode ser auditada quanto ao seu bom funcionamento. Ela cont\u00e9m tr\u00eas dispositivos de mem\u00f3ria, na forma de dois cart\u00f5es eletr\u00f4nicos, para garantir a seguran\u00e7a dos registros, e um pendrive<\/em>. Conclu\u00edda a vota\u00e7\u00e3o, este \u00e9 retirado e levado pelo presidente da mesa ao cart\u00f3rio eleitoral, onde passa \u00e0 apura\u00e7\u00e3o usando uma rede virtual privativa da Justi\u00e7a Eleitoral.<\/p>\n

Como j\u00e1 disse, ignorava uma informa\u00e7\u00e3o muito importante, a de que o BU \u00e9 impresso no fim da vota\u00e7\u00e3o. Ele segue com o pendrive e uma c\u00f3pia \u00e9 postada na porta da se\u00e7\u00e3o eleitoral. Soube que o BU \u00e9 longo, pois o papel de impress\u00e3o \u00e9 bem estreito, como o de impressoras de caixas de supermercados. Inclui um c\u00f3digo QR para ser copiado por interessados. Nas elei\u00e7\u00f5es de 2022, pretendo chegar perto do encerramento da vota\u00e7\u00e3o, para ver tamb\u00e9m o BU, e se meu voto estar\u00e1 l\u00e1, ainda que somado a outros para os mesmos candidatos em que votarei.<\/p>\n

Ora, o BU deveria ser de conhecimento geral, o que exigiria acesso f\u00e1cil. N\u00e3o sei como \u00e9 feito no detalhe o processo da apura\u00e7\u00e3o e agrega\u00e7\u00e3o dos votos, mas imagino que algo parecido com as planilhas do Excel seja utilizado para somar os resultados das se\u00e7\u00f5es eleitorais por zona eleitoral, estes tamb\u00e9m agregados no n\u00edvel municipal, depois estadual e, finalmente, o nacional, como ser\u00e1 o caso das elei\u00e7\u00f5es do ano que vem. Soube que todos esses dados e suas agrega\u00e7\u00f5es est\u00e3o no\u00a0site d<\/em>a Justi\u00e7a Eleitoral, mas isso n\u00e3o facilita o acesso aos cidad\u00e3os em geral.<\/p>\n

O\u00a0Di\u00e1rio Oficial<\/em>\u00a0da Uni\u00e3o n\u00e3o \u00e9 mais impresso e talvez fosse o caso de contratar um jornal di\u00e1rio para publicar, com fonte diminuta, todos os BUs e as planilhas que os agregam. Assim, qualquer pessoa poderia verificar se os resultados divulgados pela Justi\u00e7a Eleitoral contam com seu voto, conferindo tamb\u00e9m as somas das planilhas. Creio que poucas pessoas se interessariam por essa confer\u00eancia, mas o processo eleitoral se tornaria mais transparente para os interessados. Para saber mais sobre o BU recomendo esta apresenta\u00e7\u00e3o do ministro Barroso, do Supremo Tribunal Federal (STF), atuando como presidente do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) (https:\/\/www.youtube.com\/watch?v=zlIASijb6Go<\/em>).<\/p>\n

Tamb\u00e9m conheci a vers\u00e3o do voto impresso defendida na proposta que a C\u00e2mara dos Deputados n\u00e3o referendou. Segundo o site\u00a0www.politize.com.br\/pec-135-19<\/em>, seria adicionado ao texto constitucional (artigo 14), um par\u00e1grafo nestes termos: \u201cNo processo de vota\u00e7\u00e3o e apura\u00e7\u00e3o das elei\u00e7\u00f5es, dos plebiscitos e referendos, independentemente do meio empregado para o registro de votos, \u00e9 obrigat\u00f3ria a expedi\u00e7\u00e3o de c\u00e9dulas f\u00edsicas confer\u00edveis pelo eleitor, a serem depositadas, de forma autom\u00e1tica e sem contato manual, em urnas indevass\u00e1veis, para fins de auditoria\u201d.<\/p>\n

Ou seja, o eleitor iria apenas conferir seu voto, creio que pela tela da urna, sem tocar no impresso. Auditoria? O pr\u00f3prio eleitor poderia fazer a sua, vendo se seu voto est\u00e1 totalizado na lista de resultados, mas \u00e9 preciso facilitar o acesso a ela, conforme j\u00e1 argumentado. Ningu\u00e9m conseguiu provar que individualmente a urna esteja sujeita a fraudes.<\/p>\n

Como economista, entendo que a complica\u00e7\u00e3o da referida proposta de voto impresso n\u00e3o resiste tamb\u00e9m \u00e0 sua an\u00e1lise em termos da rela\u00e7\u00e3o entre seu o custo e o seu benef\u00edcio, o qual n\u00e3o vejo, mas vi estimativas de custo variando entre R$ 2 bilh\u00f5es (do ministro Lu\u00eds Barroso, j\u00e1 citado), e R$ 2,5 bilh\u00f5es (do TSE). Ou seja, muit\u00edssimo dinheiro por nada, sem contar o maior tempo tomado do eleitor e dos mes\u00e1rios no processo de vota\u00e7\u00e3o.<\/p>\n

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Roberto Macedo<\/strong> \u00e9 economista (UFMG, USP e\u00a0Harvard), professor s\u00eanior da USP e membro do Instituto Fernand Braudel.<\/p>\n

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Artigo publicado no jornal O Estado de S. Paulo<\/em> em 19 de agosto de 2021.<\/p>\n","protected":false},"excerpt":{"rendered":"

O autor faz um exame da pol\u00eamica envolvendo a lisura das urnas eletr\u00f4nicas, concluindo por sua plena credibilidade. <\/p>\n","protected":false},"author":125,"featured_media":0,"comment_status":"open","ping_status":"closed","sticky":false,"template":"","format":"standard","meta":{"_monsterinsights_skip_tracking":false,"_monsterinsights_sitenote_active":false,"_monsterinsights_sitenote_note":"","_monsterinsights_sitenote_category":0,"footnotes":""},"categories":[1,776],"tags":[863,85,266,864,862],"class_list":["post-3490","post","type-post","status-publish","format-standard","hentry","category-outros","category-reproducoes","tag-credibilidade-das-eleicoes","tag-eleicoes","tag-justica-eleitoral","tag-urnas-eletronicas","tag-voto-impresso"],"_links":{"self":[{"href":"https:\/\/www.brasil-economia-governo.com.br\/index.php?rest_route=\/wp\/v2\/posts\/3490","targetHints":{"allow":["GET"]}}],"collection":[{"href":"https:\/\/www.brasil-economia-governo.com.br\/index.php?rest_route=\/wp\/v2\/posts"}],"about":[{"href":"https:\/\/www.brasil-economia-governo.com.br\/index.php?rest_route=\/wp\/v2\/types\/post"}],"author":[{"embeddable":true,"href":"https:\/\/www.brasil-economia-governo.com.br\/index.php?rest_route=\/wp\/v2\/users\/125"}],"replies":[{"embeddable":true,"href":"https:\/\/www.brasil-economia-governo.com.br\/index.php?rest_route=%2Fwp%2Fv2%2Fcomments&post=3490"}],"version-history":[{"count":0,"href":"https:\/\/www.brasil-economia-governo.com.br\/index.php?rest_route=\/wp\/v2\/posts\/3490\/revisions"}],"wp:attachment":[{"href":"https:\/\/www.brasil-economia-governo.com.br\/index.php?rest_route=%2Fwp%2Fv2%2Fmedia&parent=3490"}],"wp:term":[{"taxonomy":"category","embeddable":true,"href":"https:\/\/www.brasil-economia-governo.com.br\/index.php?rest_route=%2Fwp%2Fv2%2Fcategories&post=3490"},{"taxonomy":"post_tag","embeddable":true,"href":"https:\/\/www.brasil-economia-governo.com.br\/index.php?rest_route=%2Fwp%2Fv2%2Ftags&post=3490"}],"curies":[{"name":"wp","href":"https:\/\/api.w.org\/{rel}","templated":true}]}}