{"id":3430,"date":"2021-03-30T19:24:33","date_gmt":"2021-03-30T22:24:33","guid":{"rendered":"http:\/\/www.brasil-economia-governo.org.br\/?p=3430"},"modified":"2021-03-30T19:24:33","modified_gmt":"2021-03-30T22:24:33","slug":"a-esquina-do-futuro","status":"publish","type":"post","link":"https:\/\/www.brasil-economia-governo.com.br\/?p=3430","title":{"rendered":"A esquina do futuro"},"content":{"rendered":"

A esquina do futuro<\/strong><\/h1>\n

O exerc\u00edcio pleno da cidadania est\u00e1 atrelado \u00e0 educa\u00e7\u00e3o, ao conhecimento<\/span><\/h3>\n

Por Lu\u00eds Eduardo Assis<\/em><\/p>\n

J\u00e1 dizia o escritor ingl\u00eas H. G. Wells: a hist\u00f3ria da civiliza\u00e7\u00e3o \u00e9 uma disputa entre a educa\u00e7\u00e3o e a barb\u00e1rie. A ideia de que \u00e9 preciso desvendar mist\u00e9rios atrav\u00e9s de m\u00e9todos cient\u00edficos \u00e9 relativamente recente na hist\u00f3ria da humanidade, mas sem ela n\u00e3o ter\u00edamos conseguido os extraordin\u00e1rios avan\u00e7os dos \u00faltimos s\u00e9culos. Demoramos milhares de anos para aprender que o avan\u00e7o do conhecimento nos torna melhores. O m\u00e9todo cient\u00edfico \u2013 que ainda hoje alguns apalermados refutam \u2013 \u00e9 indissoci\u00e1vel da ideia de progresso, algo tamb\u00e9m recente do ponto de vista hist\u00f3rico. H\u00e1 enorme correla\u00e7\u00e3o entre o \u00edndice de desenvolvimento humano e o n\u00edvel de educa\u00e7\u00e3o dos pa\u00edses. Soa como uma platitude, mas aqui em terras tabajaras a necessidade de fazer avan\u00e7ar o n\u00edvel educacional s\u00f3 encontra consenso na sua manifesta\u00e7\u00e3o gen\u00e9rica e superficial.<\/p>\n

Ningu\u00e9m se diz a favor da ignor\u00e2ncia, mas as pol\u00edticas p\u00fablicas para combat\u00ea-la acabam esbarrando na falta de recursos, na inc\u00faria da elite e na cristaliza\u00e7\u00e3o de interesses corporativos. Gastamos pouco, gastamos mal e os resultados beiram a calamidade. O exame Pisa, realizado a cada tr\u00eas anos, teve sua \u00faltima edi\u00e7\u00e3o em 2018 e avaliou o desempenho acad\u00eamico de jovens de 15 anos em 79 pa\u00edses. O Brasil ficou em 59.\u00ba em leitura, 67.\u00ba lugar em ci\u00eancias e 73.\u00ba em matem\u00e1tica.<\/p>\n

Tudo sugere que a pandemia teve um impacto devastador sobre um esfor\u00e7o que j\u00e1 rendia poucos frutos. Estudo da Unicef divulgado em janeiro mostra que aumentou a evas\u00e3o escolar durante a pandemia. Em 2019, o IBGE identificou uma taxa de abandono de 2,2% entre crian\u00e7as e jovens de 6 a 17 anos. J\u00e1 em outubro de 2020, o porcentual registrado pela Unicef foi de 3,8%, ou seja, 1,38 milh\u00e3o de pessoas n\u00e3o frequentavam a escola. A este contingente devem ser acrescentados outros 4,1 milh\u00f5es que afirmaram estarem matriculados, mas n\u00e3o participaram de nenhuma atividade nas escolas. O abandono escolar atinge mais os alunos pobres, cujo atendimento j\u00e1 era insatisfat\u00f3rio e que n\u00e3o tiveram acesso ao ensino remoto. Uma trag\u00e9dia dentro de um drama.<\/p>\n

Em estudo divulgado em julho de 2020 (Consequ\u00eancias da Viola\u00e7\u00e3o do Direito \u00e0 Educa\u00e7\u00e3o), o Insper estimou que, em 2018, 557 mil jovens com 16 anos n\u00e3o conclu\u00edram a educa\u00e7\u00e3o b\u00e1sica. Isto vai provocar uma perda de renda ao longo de toda a vida laboral de cada um destes jovens de R$ 395 mil, o que significa que o custo total do abandono escolar para esta faixa et\u00e1ria alcan\u00e7a a cifra astron\u00f4mica de R$ 220 bilh\u00f5es. Para efeito de compara\u00e7\u00e3o, o or\u00e7amento do MEC para a Educa\u00e7\u00e3o B\u00e1sica em 2020 foi de R$ 42,8 bilh\u00f5es (ali\u00e1s, 34% menor que o de 2012).<\/p>\n

O problema das consequ\u00eancias \u00e9 que elas chegam depois, j\u00e1 dizia Marco Maciel. O que o governo tem a dizer sobre o abandono escolar provocado pela pandemia? Se o sistema educacional brasileiro j\u00e1 vinha mal antes como evitar que fique ainda pior? O Minist\u00e9rio da Educa\u00e7\u00e3o n\u00e3o tem planos \u2013 nem sequer diagn\u00f3stico. No meio da trag\u00e9dia da covid-19, gastou tempo e esfor\u00e7os na busca da regulamenta\u00e7\u00e3o do ensino domiciliar, uma abjeta excresc\u00eancia ideol\u00f3gica. Para um governo que recusa o passado e n\u00e3o reconhece o presente, pensar a longo prazo \u00e9 um luxo inacess\u00edvel. A prop\u00f3sito, qual \u00e9 mesmo o nome do atual ministro da Educa\u00e7\u00e3o? Quando a pandemia arrefecer, malgrado o descaso do presidente, voltaremos a frequentar pizzarias, mas os jovens que nos entregam as pizzas hoje n\u00e3o voltar\u00e3o para as escolas.<\/p>\n

Haver\u00e1 uma gera\u00e7\u00e3o a quem ser\u00e1 privado o conhecimento e, desta forma, o exerc\u00edcio pleno da cidadania. N\u00e3o se trata apenas de fomentar a ignor\u00e2ncia; \u00e9 a barb\u00e1rie que est\u00e1 \u00e0 espreita. H\u00e1 um despacho na esquina do futuro, j\u00e1 dizia Marcelo Yuka.<\/p>\n

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Lu\u00eds Eduardo Assis<\/strong> \u00e9 economista, foi diretor de Pol\u00edtica Monet\u00e1ria do Banco Central e professor de economia da PUC-SP e FGV-SP. E-mail : luiseduardoassis@gmail.com<\/a>.<\/p>\n

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Artigo publicado no jornal O Estado de S. Paulo<\/em> dia 29 de mar\u00e7o de 2021.<\/p>\n

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Lu\u00cds Eduardo Assis analisa os problemas hist\u00f3ricos envolvendo a educa\u00e7\u00e3o no Brasil e os preju\u00edzos trazidos pela pandemia do coronav\u00edrus.<\/p>\n","protected":false},"author":120,"featured_media":0,"comment_status":"open","ping_status":"closed","sticky":false,"template":"","format":"standard","meta":{"_monsterinsights_skip_tracking":false,"_monsterinsights_sitenote_active":false,"_monsterinsights_sitenote_note":"","_monsterinsights_sitenote_category":0,"footnotes":""},"categories":[780,10,776],"tags":[769,834,362,443],"class_list":["post-3430","post","type-post","status-publish","format-standard","hentry","category-coronavirus","category-educacao-e-saude","category-reproducoes","tag-brasil","tag-desempenho-comparado","tag-educacao","tag-politicas-publicas"],"_links":{"self":[{"href":"https:\/\/www.brasil-economia-governo.com.br\/index.php?rest_route=\/wp\/v2\/posts\/3430","targetHints":{"allow":["GET"]}}],"collection":[{"href":"https:\/\/www.brasil-economia-governo.com.br\/index.php?rest_route=\/wp\/v2\/posts"}],"about":[{"href":"https:\/\/www.brasil-economia-governo.com.br\/index.php?rest_route=\/wp\/v2\/types\/post"}],"author":[{"embeddable":true,"href":"https:\/\/www.brasil-economia-governo.com.br\/index.php?rest_route=\/wp\/v2\/users\/120"}],"replies":[{"embeddable":true,"href":"https:\/\/www.brasil-economia-governo.com.br\/index.php?rest_route=%2Fwp%2Fv2%2Fcomments&post=3430"}],"version-history":[{"count":0,"href":"https:\/\/www.brasil-economia-governo.com.br\/index.php?rest_route=\/wp\/v2\/posts\/3430\/revisions"}],"wp:attachment":[{"href":"https:\/\/www.brasil-economia-governo.com.br\/index.php?rest_route=%2Fwp%2Fv2%2Fmedia&parent=3430"}],"wp:term":[{"taxonomy":"category","embeddable":true,"href":"https:\/\/www.brasil-economia-governo.com.br\/index.php?rest_route=%2Fwp%2Fv2%2Fcategories&post=3430"},{"taxonomy":"post_tag","embeddable":true,"href":"https:\/\/www.brasil-economia-governo.com.br\/index.php?rest_route=%2Fwp%2Fv2%2Ftags&post=3430"}],"curies":[{"name":"wp","href":"https:\/\/api.w.org\/{rel}","templated":true}]}}