{"id":3376,"date":"2020-12-14T10:00:26","date_gmt":"2020-12-14T13:00:26","guid":{"rendered":"http:\/\/www.brasil-economia-governo.org.br\/?p=3376"},"modified":"2020-12-15T09:54:20","modified_gmt":"2020-12-15T12:54:20","slug":"globalizacao-remodelada-pela-pandemia","status":"publish","type":"post","link":"https:\/\/www.brasil-economia-governo.com.br\/?p=3376","title":{"rendered":"Globaliza\u00e7\u00e3o remodelada pela pandemia"},"content":{"rendered":"

Por Otaviano Canuto<\/em><\/strong><\/p>\n

O artigo foi reproduzido de \u2018Poder 360\u2019, onde foi publicado no dia 11 de dezembro de 2020.<\/em><\/p>\n

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O com\u00e9rcio mundial mergulhou durante a pandemia global. Segundo a\u00a0Organiza\u00e7\u00e3o Mundial do Com\u00e9rcio (OMC),\u00a0o volume do com\u00e9rcio mundial de mercadorias deve cair em mais de 9% esse ano, seguindo-se um aumento em torno de 7% em 2021. O com\u00e9rcio de mercadorias dever\u00e1 permanecer bem abaixo de sua trajet\u00f3ria anterior, que por sua vez j\u00e1 era menos exuberante do que foi nas d\u00e9cadas que precederam a crise financeira global em 2008.<\/p>\n

A crise da Covid-19 trouxe uma s\u00e9rie de restri\u00e7\u00f5es comerciais, ainda que muitas tenham se revelado tempor\u00e1rias. Muitos pa\u00edses reagiram na fase inicial da pandemia endurecendo restri\u00e7\u00f5es comerciais \u00e0s exporta\u00e7\u00f5es de alguns produtos m\u00e9dicos e aliment\u00edcios. Em meados de abril, mais de 80 pa\u00edses estavam impondo proibi\u00e7\u00f5es de exporta\u00e7\u00e3o de alimentos, dispositivos m\u00e9dicos e equipamentos de prote\u00e7\u00e3o individual usados \u200b\u200bpara conter a dissemina\u00e7\u00e3o do v\u00edrus.<\/p>\n

Muito se tem discutido sobre a hip\u00f3tese de que a experi\u00eancia global com a pandemia poderia acentuar tend\u00eancias subjacentes a um retrocesso da globaliza\u00e7\u00e3o comercial\u00a0via cadeias globais de valor. Assistimos a um renascimento das discuss\u00f5es sobre riscos imprevistos \u2013 ou subestimados \u2013 da fragmenta\u00e7\u00e3o internacional da produ\u00e7\u00e3o.<\/p>\n

Por um lado, h\u00e1 vozes que afirmam que a depend\u00eancia do com\u00e9rcio dever\u00e1 ser diminu\u00edda, inclusive via repatria\u00e7\u00e3o da produ\u00e7\u00e3o, como forma potencial de redu\u00e7\u00e3o de riscos. Por outro, essa conten\u00e7\u00e3o do com\u00e9rcio tamb\u00e9m criaria custos de efici\u00eancia substanciais, se for al\u00e9m dos fatores estruturais que explicam a evolu\u00e7\u00e3o do com\u00e9rcio global antes da pandemia.<\/p>\n

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ESCOLHAS PELOS GERENTES DAS CADEIAS DE VALOR<\/strong><\/p>\n

Como aconteceu nos eventos relacionados ao tsunami no in\u00edcio da d\u00e9cada de 2010, graves interrup\u00e7\u00f5es no fornecimento de insumos e produtos finais, desde pe\u00e7as automotivas e eletr\u00f4nicos de consumo a equipamentos de prote\u00e7\u00e3o durante a pandemia, destacaram a presen\u00e7a de riscos de se concentrar muita produ\u00e7\u00e3o e abastecimento em um pequeno n\u00famero de locais de baixo custo, assim como na confian\u00e7a no gerenciamento de estoques adotando\u00a0just-in-time<\/em>. Tarifas aumentadas em alguns casos, restri\u00e7\u00f5es de acesso a mercados e outras manifesta\u00e7\u00f5es de atritos geopol\u00edticos tamb\u00e9m podem levar algumas empresas a revisitar suas cadeias de abastecimento.<\/p>\n

Em alguns casos, pode prevalecer a vis\u00e3o de que vale a pena adotar m\u00faltiplas fontes regionais, bem como manter mais \u201cestoques de seguran\u00e7a\u201d, mesmo que essas op\u00e7\u00f5es impliquem custos mais altos. Durante a guerra comercial entre China e Estados Unidos disparada pelas tarifas de Presidente Trump, o deslocamento de atividades intensivas em m\u00e3o-de-obra da China por parte de investidores estrangeiros em dire\u00e7\u00e3o a Vietnam, M\u00e9xico e outros\u00a0\u00a0ocorreu com parcial duplica\u00e7\u00e3o de capacidades instaladas.<\/p>\n

Os tipos e a intensidade de mudan\u00e7as v\u00e3o variar muito de acordo com os setores industriais, j\u00e1 que as empresas ter\u00e3o que considerar se a resili\u00eancia compensar\u00e1 a perda de efici\u00eancia e maiores custos. Existe uma tend\u00eancia j\u00e1 em curso antes da pandemia, em alguns segmentos, de colocar a produ\u00e7\u00e3o em locais mais pr\u00f3ximos dos clientes, especialmente quando a ado\u00e7\u00e3o de sistemas de manufatura avan\u00e7ados da Ind\u00fastria 4.0\u00a0for capaz de compensar os custos de m\u00e3o de obra mais altos. Equipamentos m\u00e9dicos, produtos biofarmac\u00eauticos, semicondutores e eletr\u00f4nicos de consumo, por exemplo, s\u00e3o prov\u00e1veis \u200b\u200bcandidatos a tamb\u00e9m estarem sujeitos a press\u00f5es geopol\u00edticas e governamentais. Em \u00faltima an\u00e1lise, a consequ\u00eancia da Covid ser\u00e1 um perfil mais elevado a ser atribu\u00eddo a essas considera\u00e7\u00f5es, em intensidades distintas conforme setores e op\u00e7\u00f5es empresariais.<\/p>\n

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POL\u00cdTICAS GOVERNAMENTAIS E ATRITOS GEOPOL\u00cdTICOS<\/strong><\/p>\n

Os governos tamb\u00e9m devem dar maior \u00eanfase \u00e0 produ\u00e7\u00e3o dom\u00e9stica para reduzir o risco de choques futuros de abastecimento, especialmente de suprimentos e equipamentos m\u00e9dicos. A Alemanha expressou interesse em internalizar mais cadeias de suprimentos, por exemplo, assim como a Coreia do Sul est\u00e1 explorando medidas para encorajar o remanejamento da produ\u00e7\u00e3o de manufaturas. Isso n\u00e3o se traduzir\u00e1 necessariamente em neglig\u00eancia total dos ganhos mais amplos com a globaliza\u00e7\u00e3o, mas refor\u00e7ar\u00e1 seletivamente a busca por maior autossufici\u00eancia.<\/p>\n

Dados os custos revelados \u2013 fracassos \u2013 das pol\u00edticas comerciais unilaterais no estilo seguido pelo presidente Trump nos Estados Unidos, n\u00e3o \u00e9 prov\u00e1vel que voltem com o futuro presidente Biden. Mas pode haver esfor\u00e7os plurilaterais para ampliar a agenda de restri\u00e7\u00f5es ao com\u00e9rcio como um quid-pro-quo nas negocia\u00e7\u00f5es sobre regras e padr\u00f5es trabalhistas e ambientais.<\/p>\n

No caso da alta tecnologia, uma potencial dissocia\u00e7\u00e3o entre EUA e da China \u2013 o que pode at\u00e9 levar a dispositivos e sistemas de tecnologia da informa\u00e7\u00e3o (TI) em ambos os mercados n\u00e3o mais interoper\u00e1veis \u200b\u200b- pode ter fortes repercuss\u00f5es. A China, por sua vez, emitiu sinais de busca por mais autossufici\u00eancia ao falar em \u201cdupla circula\u00e7\u00e3o\u201d externa e dom\u00e9stica e ao buscar garantir maior diversidade de fontes de importa\u00e7\u00e3o de commodities. Mais uma vez, a crise da Covid n\u00e3o criou tais atritos, mas deu lugar a um aumento do seu perfil.<\/p>\n

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AGENDA DE MUDAN\u00c7A CLIM\u00c1TICA<\/strong><\/p>\n

O futuro do com\u00e9rcio tamb\u00e9m est\u00e1 sendo redefinido de outras maneiras. A pandemia teve um efeito indireto positivo de aumento no relevo da agenda de mudan\u00e7a clim\u00e1tica. Recupera\u00e7\u00e3o verde \u00e9 o mote. Por exemplo, como parte da Estrat\u00e9gia do Acordo Verde europeu para reduzir as emiss\u00f5es de gases de efeito estufa, a Comiss\u00e3o Europeia est\u00e1 considerando levar adiante a proposta de estabelecer um imposto sobre o carbono nas importa\u00e7\u00f5es. Esse imposto poderia redefinir a competitividade global em uma s\u00e9rie de setores, especialmente se acompanhado pelos Estados Unidos.<\/p>\n

Portanto, ao intensificar for\u00e7as geopol\u00edticas e econ\u00f4micas j\u00e1 em a\u00e7\u00e3o, o impacto perturbador da pandemia no com\u00e9rcio internacional deixar\u00e1 uma marca duradoura. A pandemia est\u00e1 acelerando a hist\u00f3ria, ou seja, algumas tend\u00eancias recentes est\u00e3o sendo acentuadas. A pandemia n\u00e3o reverter\u00e1 a globaliza\u00e7\u00e3o, mas a remodelar\u00e1.<\/p>\n

Quanto ao Brasil, cabe lembrar que estamos no outro extremo em compara\u00e7\u00e3o com os que est\u00e3o considerando \u201cdes-globalizar\u201d, mesmo que parcialmente. J\u00e1 pagamos um pre\u00e7o elevado por ser uma das economias mais fechadas\u00a0comercialmente do mundo\u2026<\/p>\n

Otaviano Canuto<\/strong> \u00e9 membro s\u00eanior do Policy Center for the New South n\u00e3o-residente do Brookings Institute e diretor do Center for Macroeconomics and Development em Washington. Foi vice-presidente e diretor-executivo do Banco Mundial, diretor-executivo do Fundo Monet\u00e1rio Internacional (FMI) e vice-presidente no Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID).<\/p>\n

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Agenda de mudan\u00e7a clim\u00e1tica ganhou relevo.
\nProdu\u00e7\u00e3o dom\u00e9stica deve ter mais destaque.<\/p>\n","protected":false},"author":146,"featured_media":0,"comment_status":"open","ping_status":"closed","sticky":false,"template":"","format":"standard","meta":{"_monsterinsights_skip_tracking":false,"_monsterinsights_sitenote_active":false,"_monsterinsights_sitenote_note":"","_monsterinsights_sitenote_category":0,"footnotes":""},"categories":[780,776],"tags":[],"class_list":["post-3376","post","type-post","status-publish","format-standard","hentry","category-coronavirus","category-reproducoes"],"_links":{"self":[{"href":"https:\/\/www.brasil-economia-governo.com.br\/index.php?rest_route=\/wp\/v2\/posts\/3376","targetHints":{"allow":["GET"]}}],"collection":[{"href":"https:\/\/www.brasil-economia-governo.com.br\/index.php?rest_route=\/wp\/v2\/posts"}],"about":[{"href":"https:\/\/www.brasil-economia-governo.com.br\/index.php?rest_route=\/wp\/v2\/types\/post"}],"author":[{"embeddable":true,"href":"https:\/\/www.brasil-economia-governo.com.br\/index.php?rest_route=\/wp\/v2\/users\/146"}],"replies":[{"embeddable":true,"href":"https:\/\/www.brasil-economia-governo.com.br\/index.php?rest_route=%2Fwp%2Fv2%2Fcomments&post=3376"}],"version-history":[{"count":0,"href":"https:\/\/www.brasil-economia-governo.com.br\/index.php?rest_route=\/wp\/v2\/posts\/3376\/revisions"}],"wp:attachment":[{"href":"https:\/\/www.brasil-economia-governo.com.br\/index.php?rest_route=%2Fwp%2Fv2%2Fmedia&parent=3376"}],"wp:term":[{"taxonomy":"category","embeddable":true,"href":"https:\/\/www.brasil-economia-governo.com.br\/index.php?rest_route=%2Fwp%2Fv2%2Fcategories&post=3376"},{"taxonomy":"post_tag","embeddable":true,"href":"https:\/\/www.brasil-economia-governo.com.br\/index.php?rest_route=%2Fwp%2Fv2%2Ftags&post=3376"}],"curies":[{"name":"wp","href":"https:\/\/api.w.org\/{rel}","templated":true}]}}