http:\/\/pwt.econ.upenn.edu\/php_site\/pwt_index.php<\/a>), ou seja, leva-se em considera\u00e7\u00e3o a diferen\u00e7a de custo de vida entre os pa\u00edses. Os dados referem-se ao consumo final do governo em 2006.<\/p>\nO consumo final do governo (G) representa os servi\u00e7os individuais e coletivos prestados de forma gratuita (ou parcialmente gratuita) pelas tr\u00eas esferas de governo. Ele \u00e9 medido pela remunera\u00e7\u00e3o dos servidores p\u00fablicos, mais o consumo final de bens e servi\u00e7os pelo governo (por exemplo, o pagamento a um hospital privado que presta servi\u00e7os ao SUS, o giz para sala de aula ou os canap\u00e9s de uma recep\u00e7\u00e3o oficial), e pela deprecia\u00e7\u00e3o do capital fixo do governo.<\/p>\n
\u00c9 importante observar que esse conceito n\u00e3o inclui as despesas de transfer\u00eancias (juros, aposentadorias e pens\u00f5es, seguro-desemprego, bolsa-fam\u00edlia). Logo, ficam afastados dois argumentos usuais: os de que nosso governo gasta muito porque paga muito juro, ou de que gasta muito porque investe em pol\u00edtica social (o \u201cgrosso\u201d da pol\u00edtica social, que \u00e9 a previd\u00eancia e assist\u00eancia, est\u00e1 fora da conta de \u201cG\u201d). Veremos que, mesmo desconsiderando esses itens, o Brasil tem gasto elevado para o padr\u00e3o internacional.<\/p>\n
Tamb\u00e9m n\u00e3o est\u00e3o inclu\u00eddas as empresas estatais (de economia mista ou 100% p\u00fablicas). Somente as empresas dependentes de verbas dos tesouros federal, estadual e municipal s\u00e3o consideradas.<\/p>\n
A vari\u00e1vel \u201cG\u201d restringe-se ao gasto corrente, n\u00e3o incluindo o investimento p\u00fablico. \u00c9, portanto, grosso modo, a despesa corrente de manuten\u00e7\u00e3o da m\u00e1quina p\u00fablica (sal\u00e1rios mais consumo final de bens e servi\u00e7os).<\/p>\n
A medida aqui utilizada \u00e9 o consumo do governo como propor\u00e7\u00e3o da absor\u00e7\u00e3o interna. A absor\u00e7\u00e3o interna \u00e9 a soma de \u201cG\u201d com o consumo das fam\u00edlias (C) e o investimento (I). Quanto maior a propor\u00e7\u00e3o G\/(C+I+G), maior a prefer\u00eancia do pa\u00eds por consumo do governo em rela\u00e7\u00e3o \u00e0s op\u00e7\u00f5es de consumo privado ou investimento.<\/p>\n
O Brasil fica em 61\u00ba lugar, em uma lista de 189 pa\u00edses, com um consumo do governo equivalendo a 19% da absor\u00e7\u00e3o interna; um pouco acima da m\u00e9dia (17,9%) e da mediana (16,2%). A princ\u00edpio, nada muito fora do padr\u00e3o.<\/p>\n
Por\u00e9m, quando analisamos quais s\u00e3o os 60 pa\u00edses que est\u00e3o \u00e0 nossa frente, percebemos que h\u00e1 algo de errado com o Brasil.<\/p>\n
Vinte desses pa\u00edses est\u00e3o na \u00c1frica subsaariana, regi\u00e3o extremamente pobre e dependente de ajuda internacional. Essa ajuda entra nos pa\u00edses via governo, e a sua aplica\u00e7\u00e3o interna leva a um gasto p\u00fablico elevado. Isso sem falar nos baixos padr\u00f5es de governan\u00e7a da regi\u00e3o, que tendem a provocar incha\u00e7o e privil\u00e9gios na esfera p\u00fablica.<\/p>\n
Vinte e dois pa\u00edses s\u00e3o ricos em recursos minerais (exemplos: Ar\u00e1bia Saudita, R\u00fassia, Venezuela, Iraque). Esse tipo de economia gera elevadas rendas governamentais, expandindo o poder de gasto do setor p\u00fablico.<\/p>\n
Vinte e tr\u00eas pa\u00edses s\u00e3o socialistas ou o foram no passado recente (exemplos: Cuba, China, Mo\u00e7ambique, Montenegro, Quirguist\u00e3o) e, por isso, mant\u00eam ou herdaram grandes estruturas burocr\u00e1ticas.<\/p>\n
Vinte e tr\u00eas pa\u00edses tiveram, no per\u00edodo 1996-2004, gasto militar igual ou superior a 3% do PIB em pelo menos dois desses anos. S\u00e3o pa\u00edses que vivem ou viveram situa\u00e7\u00f5es de conflito militar interno ou externo (exemplos: Israel, Jord\u00e2nia, \u00cdndia, Yemen). \u00c9 evidente que o gasto militar contribui para o alto consumo desses governos.<\/p>\n
H\u00e1, ainda, um grupo de 23 \u201cmicropa\u00edses\u201d, com popula\u00e7\u00e3o inferior a 3 milh\u00f5es de habitantes (exemplos: Ilhas Salom\u00e3o e Tonga). Estes n\u00e3o se beneficiam de economias de escala e t\u00eam elevados custos fixos per capita<\/em> nos servi\u00e7os p\u00fablicos, levando a um maior peso do governo na economia.<\/p>\nA Nam\u00edbia se encaixa em todas as cinco categorias acima. Cinco pa\u00edses, como Botswana e Angola, est\u00e3o em 4 categorias. Sete pa\u00edses, como Timor-Leste e L\u00edbia est\u00e3o em 3 categorias. Dezenove pa\u00edses aparecem em duas categorias, entre ele Brunei, Eritr\u00e9ia e Azerbaij\u00e3o. Tr\u00eas pa\u00edses (Mald\u00edvias, Vanuatu e Sri Lanka), al\u00e9m de estarem em algumas das categorias acima, ainda foram destru\u00eddos pelo tsunami de 2004, o que exigiu esfor\u00e7o governamental de assist\u00eancia \u00e0s v\u00edtimas.<\/p>\n
Somente dois pa\u00edses, entre os 61 com maior rela\u00e7\u00e3o G\/C+I+G, n\u00e3o se enquadram em nenhuma das caracter\u00edsticas acima: Brasil e Su\u00e9cia! E bem sabemos que n\u00e3o somos nenhuma Su\u00e9cia, no que diz respeito \u00e0 qualidade dos servi\u00e7os p\u00fablicos. Ademais, a Su\u00e9cia vem empreendendo, nos \u00faltimos anos, grande esfor\u00e7o para reduzir o tamanho de seu governo.<\/p>\n
A tabela a seguir mostra a situa\u00e7\u00e3o do Brasil e a de pa\u00edses com os quais normalmente nos comparamos. Os demais BRICs, que nos superam, est\u00e3o encaixados em algumas caracter\u00edsticas descritas acima. A diferen\u00e7a do Brasil para a m\u00e9dia do grupo mostrado na tabela \u00e9 de 4,7 pontos percentuais.<\/p>\n
<\/a><\/p>\nEstamos, portanto, no meio do caminho entre um \u00fanico exemplo de Estado padr\u00e3o de primeiro mundo (Su\u00e9cia) e os pa\u00edses que gastam muito em fun\u00e7\u00e3o de suas idiossincrasias. Certamente uma posi\u00e7\u00e3o at\u00edpica.<\/p>\n
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O presente artigo mostra que, em compara\u00e7\u00e3o internacional, o gasto p\u00fablico brasileiro \u00e9 elevado. Os dados utilizados s\u00e3o da Penn World Table, uma confi\u00e1vel fonte de informa\u00e7\u00e3o comparada de contas nacionais, com dados para 189 pa\u00edses, apresentados em paridade do poder de compra (http:\/\/pwt.econ.upenn.edu\/php_site\/pwt_index.php), ou seja, leva-se em considera\u00e7\u00e3o a diferen\u00e7a de custo de vida entre os pa\u00edses. Os dados referem-se ao consumo final do governo em 2006. O consumo final do governo (G) representa […]<\/p>\n","protected":false},"author":2,"featured_media":0,"comment_status":"open","ping_status":"open","sticky":false,"template":"","format":"standard","meta":{"_monsterinsights_skip_tracking":false,"_monsterinsights_sitenote_active":false,"_monsterinsights_sitenote_note":"","_monsterinsights_sitenote_category":0,"footnotes":""},"categories":[6],"tags":[330],"class_list":["post-1577","post","type-post","status-publish","format-standard","hentry","category-financas-publicas-e-gestao-publica","tag-despesa-publica-gasto-governamental-gastos-correntes"],"_links":{"self":[{"href":"https:\/\/www.brasil-economia-governo.com.br\/index.php?rest_route=\/wp\/v2\/posts\/1577","targetHints":{"allow":["GET"]}}],"collection":[{"href":"https:\/\/www.brasil-economia-governo.com.br\/index.php?rest_route=\/wp\/v2\/posts"}],"about":[{"href":"https:\/\/www.brasil-economia-governo.com.br\/index.php?rest_route=\/wp\/v2\/types\/post"}],"author":[{"embeddable":true,"href":"https:\/\/www.brasil-economia-governo.com.br\/index.php?rest_route=\/wp\/v2\/users\/2"}],"replies":[{"embeddable":true,"href":"https:\/\/www.brasil-economia-governo.com.br\/index.php?rest_route=%2Fwp%2Fv2%2Fcomments&post=1577"}],"version-history":[{"count":0,"href":"https:\/\/www.brasil-economia-governo.com.br\/index.php?rest_route=\/wp\/v2\/posts\/1577\/revisions"}],"wp:attachment":[{"href":"https:\/\/www.brasil-economia-governo.com.br\/index.php?rest_route=%2Fwp%2Fv2%2Fmedia&parent=1577"}],"wp:term":[{"taxonomy":"category","embeddable":true,"href":"https:\/\/www.brasil-economia-governo.com.br\/index.php?rest_route=%2Fwp%2Fv2%2Fcategories&post=1577"},{"taxonomy":"post_tag","embeddable":true,"href":"https:\/\/www.brasil-economia-governo.com.br\/index.php?rest_route=%2Fwp%2Fv2%2Ftags&post=1577"}],"curies":[{"name":"wp","href":"https:\/\/api.w.org\/{rel}","templated":true}]}}