Comentários sobre: Como coibir a prática do trabalho escravo no Brasil? https://www.brasil-economia-governo.com.br/?p=953&utm_source=rss&utm_medium=rss&utm_campaign=como-coibir-a-pratica-do-trabalho-escravo-no-brasil Wed, 04 Jan 2012 04:20:22 +0000 hourly 1 https://wordpress.org/?v=6.7.2 Por: George Cirqueira Leite https://www.brasil-economia-governo.com.br/?p=953#comment-1014 Sat, 31 Dec 2011 20:13:08 +0000 http://www.brasil-economia-governo.org.br/?p=953#comment-1014 Caros Senhores, Gostei da matéria, pois este tema ainda é muito significante em termos das mazelas que são produzidas para o homem, em especial no campo, e principalmente na região Norte, em razão da ausência do Estado para fiscalização e controle dessas situações, embora saibamos que o País avançou muito nestes últimos anos. E tenho uma percepção que, geralmente os infratores desse tipo de degradação também o são de problemas ambientais, pois aqueles que agem dessa forma, fazem com o intuito de levar vantagem(altos lucros), e para que isso ocorra usam e abusam de seu poder de baganha e não se interessam por mais nada, mas somente o seu lucro capital(quanto mais alto, melhor), esquecendo-se o social e o ambiental.
Como sou da região Norte, conheço um pouco o problema, pois em muitas viagens que realizei à noite de Marabá a Tucuruí-PA., percebi que as madeireiras e empresas que transportam carvão vegetal para as guzeiras de Marabá, realizam tal tarefa à noite, cujo objetivo principal é fugirem da fiscalização, dimiuindo assim tantos os custos de impostos incidentes, como também não pagar os encargos sociais dos trabalhadores que levam a carga em caminhões velhos durante toda à noite, a fio.
George Leyte

]]>
Por: Emerson Barbieri- Gestão Pública-UFMG https://www.brasil-economia-governo.com.br/?p=953#comment-999 Tue, 20 Dec 2011 01:39:00 +0000 http://www.brasil-economia-governo.org.br/?p=953#comment-999 Concordo que a maneira de coibir a prática do trabalho escravo no Brasil, está diretamente relacionada à punição, ou seja, ela deve ser maior que o fruto de praticar o delito. Entretanto, no Brasil, pratica-se a imunidade parlamentar, a qual foi criada para evitar perseguição política, porém, aprimorou-se e transformou-se em impunidade. Digo isso, porque as grandes propriedades do Brasil pertencem a detentores do poder político, e, a detentores do poder econômico. Assim, enquanto houver interesses e troca de favores entre os detentores do poder, o país continuará sem punição adequada.
De qualquer forma, o artigo foi muito bem articulado. Parabéns aos autores.

]]>
Por: Carolina Brauer https://www.brasil-economia-governo.com.br/?p=953#comment-998 Mon, 19 Dec 2011 15:07:10 +0000 http://www.brasil-economia-governo.org.br/?p=953#comment-998 Parabéns a todos do grupo, Andre Alves, Jackson David, Raphaela Ferreira, Ricardo Flávio de Almeida e Naiara Trindade, e ao professor da disciplina, Fernando Meneguin. O texto está muito bem escrito e seu tema é de vital importância para o Brasil.

Muito obrigada por compartilhá-lo com a “web 2.0”!

]]>