Comentários sobre: Os estados e municípios devem receber royalties de petróleo? https://www.brasil-economia-governo.com.br/?p=577&utm_source=rss&utm_medium=rss&utm_campaign=os-estados-e-municipios-devem-receber-royalties-de-petroleo Fri, 08 Mar 2013 15:25:12 +0000 hourly 1 https://wordpress.org/?v=6.5.3 Por: Eriksom https://www.brasil-economia-governo.com.br/?p=577#comment-1504 Fri, 08 Mar 2013 15:25:12 +0000 http://www.brasil-economia-governo.org.br/?p=577#comment-1504 Meus caros Marcos

o artigo é antigo, mas foi modernizado pela rejeição ao veto presidencial. Nada a discordar na essência do artido, apenas a sugerir.

Creio que um ponto importante tem sido esquecido no debate: o que é território? Como se pode falar que o território é carioca ou de campos se as plataformas estão a dezenas ou centenas de quilometros no meio do mar? O mar é área nacional, controlada exclusivamente pela União. Além disso, onde está a decisão do Congresso Nacional (o que está em Brasília é o que temos) que delimita as fronteiras TERRITORIAIS municipais ou estaduais abrangendo o mar ou a plataforma continental? Trata-se de uma mera sugestão tecnocrática do IBGE que poderia ter sido de outra forma, por exemplo, a projeção da área de influência dos municípios paralela aos paralelos terrestres com limitação máxima de 10 km ou da distância visual da área costeira, por que não?

Moro no Rio há 30 anos, sou paulistano de nascimento, logo de dois estados pleiteantes. O petróleo é riqueza do subsolo brasileiro, esteja ele na terra ou na plataforma continental, e, portanto, deve beneficiar a toda a população brasileira. Já as atividades econômicas relacionadas são tributadas por quem as exerce dentro do TERRITÓRIO dos municípios e estado, de acordo com a estrutura tributária brasileira. Assim, esses direitos tributários devem ser exclusivamente federais, devendo-se, entretanto, ser submetidos a uma forma de aplicação a ser definida pelo Congresso Nacional (insisto, o que existe é o que temos, infelizmente com o perfil que sabemos).

Abraços

]]>
Por: Joane Farias Nogueira https://www.brasil-economia-governo.com.br/?p=577#comment-1424 Sat, 22 Dec 2012 00:29:04 +0000 http://www.brasil-economia-governo.org.br/?p=577#comment-1424 Em resposta a Marcos Mendes.

“”O pacto na distribuição de compensações é resultado de uma emenda apresentada em 1988 pelo então deputado José Serra. A emenda fixou na Constituição que, à exceção da energia elétrica e do petróleo e seus derivados, os demais produtos teriam o Imposto Sobre Circulação de Mercadoria (ICMS) taxados no destino e não nos Estados produtores. O Rio ficou com os royalties do petróleo como forma de compensar não apenas o meio ambiente e o impacto da produção em plataforma, mas também as demais despesas que os municípios produtores passariam a arcar. Na época as duas compensações eram baixas, mas ambas foram crescendo e hoje o ICMS que beneficia o governo de José Serra, em São Paulo, supera o volume de R$ 7 bilhões que a emenda Ibsen pretende retirar da economia do Rio.””

Coisas do José Serra! Ele foi um dos que propôs isso e também foi contra retirar os royalties do RJ.

http://economia.terra.com.br/noticias/noticia.aspx?idNoticia=201003190607_JBO_78833939

R$ 5,5 é o que o RJ paga à União por conta de um empréstimo feito por consequências do Governo Collor. A condição era reservar uma parte dos royalties para isso. Está em contrato, não podendo ser mudado por nenhuma das duas partes. Será a primeira coisa que não se pagará, caso o RJ perca os royalties.

]]>
Por: Jeane https://www.brasil-economia-governo.com.br/?p=577#comment-598 Wed, 19 Oct 2011 20:19:10 +0000 http://www.brasil-economia-governo.org.br/?p=577#comment-598 Se não há impacto social algum, como se explica o caso de macaé que junto da riqueza, vieram as mazelas sociais ?
O senhor vive em um estado produtor de petróleo?
Por que Eu sim, que moro em campos dos goytacazes (bacia de campos, responsável por mais de 80% da produção de petróleo.), vejo os impactos sociais que a exploração do petróleo traz.
Em Campos, todas as obras de infraestrutura, são financiadas pelos royalties, sem essas obras o comércio local não cresce, e as grandes empresas não vem pra campos, sem comércio a população, perde muito, já que boa parte é empregada no comércio.

]]>
Por: Um breve pitaco em três assuntos « Blog do Mansueto Almeida https://www.brasil-economia-governo.com.br/?p=577#comment-478 Wed, 14 Sep 2011 16:02:11 +0000 http://www.brasil-economia-governo.org.br/?p=577#comment-478 […]  Adicionalmente, se a preocupação maior com a cobrança dos royalties for com as gerações futuras que não poderão usufruir de um recurso que é finito (não renovável), a maior parcela da cobrança dos royalties deveria ir para o governo federal que teria maior liberdade de equalizar (via transferências) os dispêndios com educação e saúde per capita. (Leiam mais sobre isso no blog Economia e Governo). […]

]]>
Por: Marcos Mendes https://www.brasil-economia-governo.com.br/?p=577#comment-242 Thu, 16 Jun 2011 17:27:17 +0000 http://www.brasil-economia-governo.org.br/?p=577#comment-242 Em resposta a Rodrigo Rosa.

Rodrigo, obrigado pelo comentário. Se o objetivo dos royalties fosse o de compensar a não tributação na origem, então deveria haver algum cálculo do ICMS que se deixou de arrecadar para balizar a entrega dos royalties. Mas não é isso que se vê. E esse é um argumento arriscado para os atuais beneficiários dos royalties, pois se for levado às últimas consequências, calculando-se a não-arrecadação de ICMS, o montante de royalties aos chamados estados e municípios produtores cairia muito.

]]>
Por: Rodrigo Rosa https://www.brasil-economia-governo.com.br/?p=577#comment-236 Mon, 13 Jun 2011 21:07:13 +0000 http://www.brasil-economia-governo.org.br/?p=577#comment-236 Fator relevante na discussão os royalties de petróleo é o regime tributário diferenciado para o petróleo (não há cobrança de ICMS na origem como em demais produtos, prejudicando os produtores de petróleo).

]]>
Por: Ademário Castro Magalhães https://www.brasil-economia-governo.com.br/?p=577#comment-232 Mon, 06 Jun 2011 13:40:52 +0000 http://www.brasil-economia-governo.org.br/?p=577#comment-232 A questão dos royalties do petróleo, a gente verifica que o mais importante, ninguém está discutindo, ou seja, a sua APLICAÇÃO SOCIAL.
Os Estados Produtores diz que os Royalties deve ser para ser aplicado em compensação.
Mais o que a gente ver que é utilizado em áreas que não tem nada a ver com a compensação e nem social e sim com cargo de confiança como exemplo. O debate deveria ser em torno da aplicação na Educação, exemplo melhorar salário de professores, bolsa para alunos e estrutura das escolas, na Saúde aplicação em laboratório, para prever doença, subsidiar preço de consulta médica e remédio.
Ai sim o royalties seria mais bem utilizado.

]]>