Comentários sobre: Quem ganha e quem perde com a liberação dos táxis? https://www.brasil-economia-governo.com.br/?p=2564&utm_source=rss&utm_medium=rss&utm_campaign=quem-ganha-e-quem-perde-com-a-liberacao-dos-taxis Mon, 19 Sep 2016 14:27:05 +0000 hourly 1 https://wordpress.org/?v=6.7.2 Por: Paulo Springer de Freitas https://www.brasil-economia-governo.com.br/?p=2564#comment-50367 Mon, 19 Sep 2016 14:27:05 +0000 http://www.brasil-economia-governo.org.br/?p=2564#comment-50367 Em resposta a Leo.

Caro Leo,

Acho realmente um absurdo haver pessoas que possuem tantas licenças de táxi. O ideal seria liberalizar o mercado, assim acabaria com esse “cartório”, que não tem a menor razão de existir. Quanto aos problemas com o Uber, é um excelente exemplo de que liberalizar não significa desregulamentar. Nada impede que prefeituras regulamentem serviços alternativos, impondo requisitos mínimos, por exemplo, para a idade dos veículos e vistorias periódicas. Na verdade, a regulamentação, dentro de padrões razoáveis, seria muito bem vinda. O que importa é que estamos nos movendo na direção correta, com maior concorrência. Observe que outras empresas similares ao Uber já estão surgindo. Quanto ao impacto sobre o trânsito, já ouvi sobre consequências na direção oposta à que você colocou. Quando se ampliam esses serviços, com queda de preços, pessoas que utilizariam carro próprio podem preferir utilizar táxi ou equivalentes. Além de deixar a tarefa de dirigir para profissionais, não haveria aquela retenção causada por pessoas procurando vagas (que começam a dirigir mais devagar) ou para fazer a manobra de balizas. De qualquer forma, desconheço estudos que apontem o impacto de aumento de transporte do estilo táxi sobre o trânsito, apenas comentários como o que você colocou ou outros em sentido contrário.

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Por: Leo https://www.brasil-economia-governo.com.br/?p=2564#comment-50068 Mon, 29 Aug 2016 00:51:39 +0000 http://www.brasil-economia-governo.org.br/?p=2564#comment-50068 Pelo que tenho observado nessa discussão sobre licenças de taxi, de uma forma geral o que deveria ser revisto sao pessoas (empresas) serem detentoras de 100,300,500 permissões obrigando ao auxiliar trabalhar de forma desumana e pagando diárias abusivas e por consequência prestando um serviço de péssima qualidade, o mesmo está acontecendo com o Uber, pois já sei de casos que algumas pessoas compram carros e os alugam para trabalho, percebo que o transito no RJ piorou muito, em algumas ruas varios carros ficam estacionados esperando os passageiros, atrapalhando mais ainda o transito, alguns carros já apresentam problemas de manutenção, pois a uber só inscreve, já que os carros nao passam por vistorias das quais os taxis amarelos passam varias vezes ao ano, portanto qualquer carro uber X pode rodar independente do seu estado a nao ser que o passageiro o denuncie.

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Por: Paulo Springer https://www.brasil-economia-governo.com.br/?p=2564#comment-49215 Tue, 14 Jun 2016 01:15:45 +0000 http://www.brasil-economia-governo.org.br/?p=2564#comment-49215 Em resposta a Adilson Siqueira Carvalho.

Caro Adilson,

Desculpe-me pela demora em responder seu comentário. De fato, há um problema, e a receita deveria fiscalizar, juntamente com o município, pois, no caso desta síndica, é um táxi a menos rodando nas ruas de Aracaju, o que acaba fazendo muita falta, principalmente em dias de chuva ou nos horários de pico. Mas sobre a isenção de IPI, na verdade, acho que o erro está na própria isenção. Não vejo porque (a não ser por questões eleitoreiras), os motoristas de táxi usufruírem desses benefícios fiscais. Abraço
Paulo

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Por: Paulo Springer https://www.brasil-economia-governo.com.br/?p=2564#comment-49214 Tue, 14 Jun 2016 01:12:54 +0000 http://www.brasil-economia-governo.org.br/?p=2564#comment-49214 Em resposta a FABIANA SANTISTA.

Cara Fabiana,

Há uma diferença entre liberar e não regulamentar. O poder público deve sempre regulamentar essas atividades, impondo padrões mínimos de segurança, conforto, etc. Sobre transporte escolar, pelo menos em Brasília, onde moro, é totalmente liberado. Há regulamentação, sim: a Van tem de ter determinadas características, o motorista não pode ter mais de x pontos na carteira, etc. Também sou favorável à liberação de ônibus, embora, aí, a questão é um pouco mais complicada. No caso urbano, há faixas exclusivas, etc, que requerem um planejamento de horários para não gerar engarrafamentos. Há também o problema que as concessionárias são obrigadas a cumprir alguns horários, mesmo que não sejam lucrativos. Se houver liberação total (mesmo com regulamentação), haverá forte concorrência nos horários de pico e nenhum ônibus circulando nos horários de menos movimento. É uma possibilidade a ser pensada. Na prática, o esquema atual, em que as empresas são obrigadas a rodar com ônibus vazios em alguns momentos, provavelmente tendo prejuízo nessas viagens, implica que o passageiro do horário de pico está subsidiando o passageiro do horário de pouco movimento. Poderíamos pensar em acabar com esse tipo de subsídio cruzado e deixar o passageiro no horário de pouco movimento sem transporte público, tendo de aguardar horários de maior movimento para conseguir ônibus (solução de mercado). Pode ser possível também fazer preços diferenciados ou estabelecer subsídios para determinados horários/linhas. Não creio haver resposta única para esse problema. Mas, sim, a liberalização total é uma agenda válida, que merece aprofundada. Abraço

Paulo

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Por: FABIANA SANTISTA https://www.brasil-economia-governo.com.br/?p=2564#comment-49171 Fri, 10 Jun 2016 17:04:37 +0000 http://www.brasil-economia-governo.org.br/?p=2564#comment-49171 BOM DIA A TODOS. SOU A FAVOR DA MODERNIDADE , MAS PENSO QUE SE QUALQUER UM PODE COMPRAR UM CARRO E FAZER CORRIDAS SEM REGULAMENTAÇÃO SE FILIANDO AO APLICATIVO UBER ESSE DIREITO DEVERÁ SER ESTENDIDO A OUTRAS ATIVIDADES COMERCIAIS DE TRANSPORTE, AFINAL O TÁXI É UM COMÉRCIO COMO OUTRO QUALQUER NÃO DIFERENTE DA PERUA ESCOLAR DA LOTAÇÃO DOS ÔNIBUS QUE FAZEM A LINHA DE UM MUNICÍPIO DE BARCOS, ÔNIBUS INTERESTADUAIS, LANCHAS, BARCOS , HELICÓPTERO E ETC… ENTÃO SE LIBERA A UBER PARA CARROS AUTÔNOMOS QUE NÃO GASTARAM UM CENTAVO ENTÃO LIBERA GERAL PARA AS OUTRAS ATIVIDADES ESTAVA PENSANDO EM COMPRAR UM ÔNIBUS COM WI-FI E SERVIÇO DE CAFEZINHO E FAZER VIAGENS LOCAIS INTERMUNICIPAIS OU INTER ESTADUAIS ADICIONO NO APLICATIVO E VOU BUSCAR O PASSAGEIRO NA PORTA DE CASA COM TODO CONFORTO DOU UMA BANANA PARA A PIRACICABANA EMPRESA DE ÔNIBUS A BREDA A EXPRESSO LUXO E ETC… SE UNS PODEM TODOS DEVEM PODER LIBERA GERAL.

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Por: Adilson Siqueira Carvalho https://www.brasil-economia-governo.com.br/?p=2564#comment-48447 Tue, 26 Apr 2016 01:32:07 +0000 http://www.brasil-economia-governo.org.br/?p=2564#comment-48447 No prédio em que moro (Aracaju – Se), a Sindica de um veiculo de placa com licença para taxi da cidade do interior Vermelha (da Cidade de Itabaiana -Se ),a mais de 20 vinte anos e que nunca usou como taxi.
Não tem carteira de habilitação compatível, etc.
A cada 2 anos compra outro carro zero e vente o atual ainda mais carro do que o que esta comprado. “ISTO E BRASIL”
Quem deve fiscalizar este tipo de sonegação?

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Por: Franciele Vargas https://www.brasil-economia-governo.com.br/?p=2564#comment-48076 Thu, 18 Feb 2016 05:06:51 +0000 http://www.brasil-economia-governo.org.br/?p=2564#comment-48076 Ótimo texto, o melhor que já li deste nicho. Muito esclarecedor. A pergunta que não quer calar, é, até quando os consumidores serão lesados por políticos que lutam apenas pelos seus interesses?

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Por: Maicon https://www.brasil-economia-governo.com.br/?p=2564#comment-47553 Sun, 17 Jan 2016 22:14:53 +0000 http://www.brasil-economia-governo.org.br/?p=2564#comment-47553 Serviços como do Uber é o futuro, sou contra o monopólio dos táxis. Eu como usuário devo escolher qual é a melhor opção de transporte para mim.

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Por: Paulo Springer https://www.brasil-economia-governo.com.br/?p=2564#comment-47505 Thu, 07 Jan 2016 13:51:21 +0000 http://www.brasil-economia-governo.org.br/?p=2564#comment-47505 Em resposta a Hanny Douglas.

Prezado Hanny, em primeiro lugar, obrigado pelos elogios. Concordo com o problema de segurança em táxis ou transportes alternativos, de fato, é um problema sério. Entendo que o mesmo tipo de restrição que uma prefeitura deve fazer aos táxis (exigência de atestado de bons antecedentes, limitação no número de multas, etc – se é que fazem e, se fizerem, se é que fiscalizam) deve fazer também a outros modelos de transporte. Por isso defendo fortemente a regulamentação do transporte, o que não impede que seja liberado para que, todos os que preencham os pré-requisitos, possam exercer a atividade. Mas, infelizmente, 100% de segurança é impossível de ser obtido. O motorista pode ter bons antecedentes, bom histórico de multas, passar por testes psicológicos/psiquiátricos e, de repente, sair atacando os passageiros. Mas esse risco existe também no táxi, mesmo com o número de licenças limitado (e, como comentei no texto, há casos, ainda que raros, de estupros e outras violências praticado por taxistas, fora pequenas trapaceadas, tipo corridas mais longas do que necessário, essas extremamente comuns). Em certa medida, acredito que aplicativos como o Uber podem ser até mais seguros. Por uma questão de reputação, eles têm mais interesse em selecionar bem os motoristas do que as prefeituras. Além disso, ainda que nos termos e condições do contrato não esteja previsto, pelo menos no Brasil, o Uber pode ser civilmente responsabilizado caso o motorista seja violento com o passageiro. Já dificilmente uma prefeitura seria responsabilizada (e, se for, não pagaria a conta) em caso de mal comportamento por parte do taxista. Não estou dizendo que uma responsabilização civil seja suficiente para reparar eventual dano, certamente não é, mas que a ameaça de sofrer processos deve tornar o Uber ou empresas similares mais cautelosas ao contratar motoristas do que as prefeituras, ao distribuir as licenças para táxis.

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Por: Hanny Douglas https://www.brasil-economia-governo.com.br/?p=2564#comment-47493 Thu, 07 Jan 2016 03:22:12 +0000 http://www.brasil-economia-governo.org.br/?p=2564#comment-47493 ótimo texto como sempre sua lucidez expande minha visão.

Só um ponto. A analogia com o “Restaurante” não sei se faz tanto sentido.. Comparar um imóvel com um bem móvel. Podemos sim comparar mas não em tudo, principalmente na questão da segurança. É muito mais fácil fiscalizar um imóvel.. hahaha ele não se move, se ocorrer sequestros, homicídios ou se a comida estiver estragada é muito mais fácil de autuar o imóvel .. Já um um único maniaco pode usar um carro para cometer dezenas de homicidios e sequestros antes de ser encontrado geograficamente falando.. Bem essas são questões que são relativas…

Grande abraço adoro seus textos!

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Por: Elisabete Reis https://www.brasil-economia-governo.com.br/?p=2564#comment-47130 Thu, 19 Nov 2015 00:11:50 +0000 http://www.brasil-economia-governo.org.br/?p=2564#comment-47130 Estranho o comportamento da nossa prefeitura, horas não pode comercializar os alvarás, e surge uma nova modalidade de táxi,cobrando o valor de R$ 60.0000,00, é a crise né….é sorteio? ou venda?
Aqui fica minha indignação, RARDADD,RARTAXI…

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Por: André Filipe https://www.brasil-economia-governo.com.br/?p=2564#comment-46990 Sun, 08 Nov 2015 15:04:17 +0000 http://www.brasil-economia-governo.org.br/?p=2564#comment-46990 Concordo totalmente com seu texto. O táxi é um transporte individual e, por isso, deve ser de titularidade da livre empresa. Estou escrevendo um artigo sobre a inconstitucionalidade do táxi como serviço público, que é o que permite essas intervenções absurdas do estado na economia. Como soi acontecer, esqueceram que a Constituição é o fundamento de validade de todas as normas jurídicas e que o fundamento da ordem econômica é a livre empresa.

Caso tenha interesse em ler o texto quando for publicado, envie-me um e-mail para andrefilipemendes@hotmail.com.br

Inclusive, seu texto será citado :D

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Por: No muro sobre a polêmica do Uber? Tiramos suas dúvidas! | Estudantes pela Liberdade ES https://www.brasil-economia-governo.com.br/?p=2564#comment-46799 Sat, 24 Oct 2015 21:22:39 +0000 http://www.brasil-economia-governo.org.br/?p=2564#comment-46799 […] As licenças de táxis são obtidas mediante credenciamento nas prefeituras. Como há poucas licenças disponíveis se comparado à demanda, invariavelmente as placas de táxis chegam a custar fortunas. Uma no Aeroporto Internacional de Guarulhos tem o valor de R$ 1,2 milhões de reais! […]

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Por: Haddad acha que o Uber é um táxi preto - Mercado PopularMercado Popular https://www.brasil-economia-governo.com.br/?p=2564#comment-46636 Fri, 09 Oct 2015 20:19:56 +0000 http://www.brasil-economia-governo.org.br/?p=2564#comment-46636 […] (um lucro excessivo fruto da falta de concorrência), já foi abordado muitas vezes aqui e em outros lugares. Mas um fator que considero importante passou despercebido: a maioria dos taxistas não se […]

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Por: No muro sobre a polêmica do Uber? Tiramos suas dúvidas!Mercado Popular https://www.brasil-economia-governo.com.br/?p=2564#comment-46185 Wed, 26 Aug 2015 02:03:00 +0000 http://www.brasil-economia-governo.org.br/?p=2564#comment-46185 […] As licenças de táxis são obtidas mediante credenciamento nas prefeituras. Como há poucas licenças disponíveis se comparado à demanda, invariavelmente as placas de táxis chegam a custar fortunas. Uma no Aeroporto Internacional de Guarulhos tem o valor de R$ 1,2 milhões de reais! […]

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Por: Paulo Springer de Freitas https://www.brasil-economia-governo.com.br/?p=2564#comment-46166 Mon, 24 Aug 2015 19:48:40 +0000 http://www.brasil-economia-governo.org.br/?p=2564#comment-46166 Em resposta a Mauricio Bento.

Maurício,
Obrigado pelos elogios. Sobre o sistema de táxis, o que deve ser mudado é o sistema de licenças. Deveríamos evoluir para um sistema em que, qualquer um que atenda aos pré-requisitos de segurança, conforto, etc, possa ter seu próprio táxi. Como disse no artigo, esse sistema atual de licenças gera uma renda indevida para seus proprietários e prejudica o consumidor. Mas defendo a regulamentação, com imposição de padrões mínimos e fiscalização.

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Por: robertopaiva https://www.brasil-economia-governo.com.br/?p=2564#comment-46150 Fri, 21 Aug 2015 15:15:40 +0000 http://www.brasil-economia-governo.org.br/?p=2564#comment-46150 Eu concordo com o Sérgio, em São Paulo(cidade) o representante da categoria está à frente do Sindicato há mais de 20 anos e faz linha dura contra tudo e todos quando se trata de novas permissões, MOBILIDADE para este sr é não permitir a expansão e melhoria proporcional à demanda da maior capital da América Latina. Até gostaria de perguntar a êle quantas permissões ele detém de fato, em nome de laranjas. Outro exemplo de canibalismo e escravagismo moderno, é o modêlo de FROTAS, um absurdo no resguardo à direitos trabalhistas e que só existe, pelas bençãos politiqueiras e deploráveis heranças de um tempo em que se amarrava cachorro com linguíça.

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Por: Mauricio Bento https://www.brasil-economia-governo.com.br/?p=2564#comment-46147 Thu, 20 Aug 2015 02:09:49 +0000 http://www.brasil-economia-governo.org.br/?p=2564#comment-46147 Ótimo artigo.

Paulo, você seria favorável a acabar com o sistema de táxis existente?

Se sim, qual seria sua sugestão, em linhas gerais, sobre o marco regulatório?

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Por: Paulo Springer de Freitas https://www.brasil-economia-governo.com.br/?p=2564#comment-46138 Wed, 19 Aug 2015 02:57:04 +0000 http://www.brasil-economia-governo.org.br/?p=2564#comment-46138 Prezado Rogerio,
Já vi em outros fóruns essa preocupação de cartelização ou monopolização do mercado. Eu, particularmente, acho difícil de ocorrer. O mercado em questão é de entrada relativamente fácil, pois o custo para desenvolver o aplicativo é baixo. Imagino que o principal custo da Uber atualmente no Brasil seja de ordem judicial e lobby/propaganda para convencer os poderes públicos (nacional e locais) a liberarem sua atividade. Uma vez resolvida a questão da segurança jurídica, outros competidores tomarão carona e afluirão para o setor. A propósito, apesar de não ter pesquisado muito, mas não conheço nenhuma evidência de que nos locais onde o mercado de táxis foi liberado, houve concentração excessiva. Ademais, a marca “táxi” tem fortíssima penetração, recall, etc. Não vislumbro um cenário onde a Uber canibalize os táxis ou outras empresas. De qualquer forma, é um cenário que não pode ser excluído, mas, se vier a se concretizar, os órgãos de defesa da concorrência podem encontrar soluções adequadas. Não vejo sentido em proibir uma empresa de atuar, de antemão, por temor que ela venha a se tornar monopolista no setor.

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Por: Kim https://www.brasil-economia-governo.com.br/?p=2564#comment-46137 Tue, 18 Aug 2015 20:22:40 +0000 http://www.brasil-economia-governo.org.br/?p=2564#comment-46137 Em resposta a Hudson.

Mano ai vc pegou pesado pois o taxista ainda vai existir mesmo com uber pois uber e taxi e usam carros ambos e não naves extraterrestre kkkkk

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