Comentários sobre: O Governo Federal gasta pouco com educação? https://www.brasil-economia-governo.com.br/?p=2478&utm_source=rss&utm_medium=rss&utm_campaign=o-governo-federal-gasta-pouco-com-educacao Thu, 29 Sep 2016 14:49:02 +0000 hourly 1 https://wordpress.org/?v=6.7.2 Por: cristina https://www.brasil-economia-governo.com.br/?p=2478#comment-50490 Thu, 29 Sep 2016 14:49:02 +0000 http://www.brasil-economia-governo.org.br/?p=2478#comment-50490 Me esbarrei neste artigo e me lembrei que o governo vai investi neste ano de 2017 em mais educação, fazendo cortes de gastos do governo

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Por: Osvaldo https://www.brasil-economia-governo.com.br/?p=2478#comment-50245 Sun, 11 Sep 2016 01:50:07 +0000 http://www.brasil-economia-governo.org.br/?p=2478#comment-50245 Pelo que entendi o autor levou mais pelo gasto com a educação, só que ele esqueceu de dizer que nem sempre esses recursos são realmente aplicados na Educação, basta ver aqui no meu Estado de Mato Grosso, verbas da educação estavam sendo desviado, sem contar com municípios que não pagam aos professores o teto salarial definido pelo Governo federal é assim vai empurrando com a barriga.

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Por: Giovanna https://www.brasil-economia-governo.com.br/?p=2478#comment-49640 Thu, 21 Jul 2016 05:10:51 +0000 http://www.brasil-economia-governo.org.br/?p=2478#comment-49640 Comparando o gasto que tu mencionou pra educação em 2014 (84 bilhões) com os 185 bilhões que destinou à créditos rurais.. acho BEM pouco sim!

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Por: Senna https://www.brasil-economia-governo.com.br/?p=2478#comment-49283 Tue, 21 Jun 2016 22:15:54 +0000 http://www.brasil-economia-governo.org.br/?p=2478#comment-49283 Não dúvida de que o país melhorou o nível de investimento em educação. Nem vejo por esse lado de que se gostou muito ou pouco. A questão de fundo será: como está gastando? Quais os benefícios palpáveis para a sociedade? Melhoramos a “qualidade” dos cidadãos? Melhoramos a formação de profissionais na própria educação? Melhoramos na formação de mão-de-obra técnica para fazer face às exigências do mundo do trabalho?
É comum verificarmos a perplexidade dos jovens ao concluírem o Ensino Médio, o que eu aprendi na escola serve pra quê? O que sei fazer diante da exigência do mercado de trabalho? Enfim, concordo com a idéia de termos um órgão (auditagem mesmo) externa para avaliar os gastos com a educação em nosso país. Talvez a ausência de uma análise mais profunda, buscando os fatores e intervenientes na aplicação desses recursos, façam do nosso Brasil um país com a educação pior que seus pares da América Latina.
Mas louve-se a intenção do artigo, o objetivo, a meu ver, tem sido atingido que é refletirmos sobre temas tão importantes.

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Por: Antonio Xavier https://www.brasil-economia-governo.com.br/?p=2478#comment-48169 Thu, 03 Mar 2016 18:33:50 +0000 http://www.brasil-economia-governo.org.br/?p=2478#comment-48169 Bem, o nosso país foi construído basica
mente por analfabetos, os que não eram analfabetos viviam explorando os mais humildes, quando não tirando proveito dos de menor poder aquisitivo. Sem falar que a grande maioria dos Brasileiros vivem sem trabalhar, a cada um que trabalha dignamente existem no mínimo mais um que não faz nada. é o caso dos velhos que são aposentados e tem que sustentar os familiares, sendo corrompidos e ficando sem nada.o país não afundou ainda por que é agrícola. Na verdade temos muitos preguisosos.

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Por: Adriano https://www.brasil-economia-governo.com.br/?p=2478#comment-46167 Tue, 25 Aug 2015 01:52:58 +0000 http://www.brasil-economia-governo.org.br/?p=2478#comment-46167 Em resposta a Ferraro.

“O ensino superior é obviamente importante para a formação de uma população qualificada para trabalhos de alta complexidade, mas parece-me que o foco deveria ter permanecido no ensino básico até que tivéssemos atingido uma qualidade adequada nele para depois sim passarmos a dividirmos nossos atenções entre os dois”

Não lhe parece desumano dar ênfase apenas para a educação básica, e “reservar” a educação superior a “uma população qualificada para trabalhos de alta complexidade”, pois ao seguir essa lógica eu não iria ter opção, uma vez que não possuo recursos financeiros para pagar um ensino superior. Eu não quero só o direito de existir, eu também quero o direito a poesia, eu quero ir ao teatro, ao concerto e aos festivais de arte, por favor eu não irei conseguir esse direito apenas com o ensino básico, e não posso esperar o “bolo” ser dividido, pois não sou eterno.

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Por: José Maria https://www.brasil-economia-governo.com.br/?p=2478#comment-45607 Sun, 14 Jun 2015 17:18:52 +0000 http://www.brasil-economia-governo.org.br/?p=2478#comment-45607 o governo deveria investir muito mais na educação, mas simplesmente não faz porque nenhum governante quer uma população que seja bem instruida porque pessoas que tem um grau de estudo acima do padrão pode fazer analises melhores e se interessar mais por politica. Isso é simplesmente uma pena que nosso pais não busque alternativas para melhorar a educação.

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Por: Quora https://www.brasil-economia-governo.com.br/?p=2478#comment-45469 Thu, 28 May 2015 02:46:00 +0000 http://www.brasil-economia-governo.org.br/?p=2478#comment-45469 Will a Black Revolution, like what happened in the U.S. And South Africa, happen in Brazil?

The federal government never had numbers how they have now, we are far from perfect, but denying improvements is denying history. From 2004 to 2014, the budget for federal education grow 130%[1]. The numbers of working children decreased, while the pre…

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Por: José Amaram https://www.brasil-economia-governo.com.br/?p=2478#comment-45443 Tue, 19 May 2015 00:14:35 +0000 http://www.brasil-economia-governo.org.br/?p=2478#comment-45443 É impérvio ante a cara de pau que tem esse governo ladrãon, ele rouba, desfalca o país e obriga nós animais domados a pagar

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Por: Alexandre Lima Baião https://www.brasil-economia-governo.com.br/?p=2478#comment-45414 Tue, 12 May 2015 17:24:01 +0000 http://www.brasil-economia-governo.org.br/?p=2478#comment-45414 Marcos, o fato de o governo preconizar a educação superior em detrimento da educação básica não seria decorrência da própria partilha das competências constitucionais, em que a União se tornou a principal responsável pelo nível superior? Desse modo, eleitoralmente seria mais benéfico para o Executivo federal priorizar aquelas áreas em que ele é o único responsável, ao invés de destinar mais recursos para setores de responsabilidade compartilhada.

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Por: Ferraro https://www.brasil-economia-governo.com.br/?p=2478#comment-45370 Wed, 06 May 2015 08:01:38 +0000 http://www.brasil-economia-governo.org.br/?p=2478#comment-45370 Em resposta a fox.

Sim, porque a maior parte dos recursos dedicados a educação são estaduais e municipais em total o Estado brasileiro gasta muito mais com educação básica, e não poderia ser diferente, mas mesmo assim gastamos demais no ensino superior e o gasto aí é regressivo e não progressivo como o gasto público com a educação básica. Em outras palavras para um país como o Brasil seria inteligente gastar muito menos e melhor com o ensino superior. 1% a mais do PIB poderia estar sendo alocado para a educação básica e tal quantidade não é insignificante.

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Por: fox https://www.brasil-economia-governo.com.br/?p=2478#comment-45364 Tue, 05 May 2015 22:37:03 +0000 http://www.brasil-economia-governo.org.br/?p=2478#comment-45364 Em resposta a Ferraro.

Ferraro, mas se vc observar a despesa total, não só a federal, verá que muito mais recursos vão para o ensino básico. Dos 6,6% do PIB, 5,4% vão para educação básica. Fonte: INEP.

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Por: Ferraro https://www.brasil-economia-governo.com.br/?p=2478#comment-45353 Tue, 05 May 2015 10:44:30 +0000 http://www.brasil-economia-governo.org.br/?p=2478#comment-45353 Como porcentagem do PIB o Brasil não gasta pouco com educação comparado com outros países. É um gasto médio para alto. Claro que quando o Brasil gasta 6% do PIB em educação o valor é muito menor do que quando um país de alta renda per capita gasta 6% do PIB com educação. Há também uma questão de tentar reparar o tempo perdido. De 1930 a 1980 o Brasil teve um dos maiores crescimentos econômicos do mundo, mesmo medido por aumento do PIB per capita, mas entre várias outras coisas o Estado brasileiro falhou miseravelmente na área de educação. Em 1980 a escolaridade média do brasileiro era extremamente baixa e até hoje o Brasil é um dos países da América do Sul com a menor média de anos de estudo porque embora nas últimas décadas a média de anos do brasileiro tenha aumentado rapidamente o déficit era tamanho que o país ainda está atrás da maior parte da América do Sul.

E agora o país enfrenta um sério desafio em aumentar a qualidade de sua educação. Eu concordo com o texto de que o governo investe demais no ensino superior, são recursos que poderiam ser alocados para educação básica ou mesmo primária, e que poderia fazer maior diferença para um maior número de brasileiros, especialmente entre os mais pobres.O ensino superior é obviamente importante para a formação de uma população qualificada para trabalhos de alta complexidade, mas parece-me que o foco deveria ter permanecido no ensino básico até que tivéssemos atingido uma qualidade adequada nele para depois sim passarmos a dividirmos nossos atenções entre os dois.

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Por: fox https://www.brasil-economia-governo.com.br/?p=2478#comment-45272 Mon, 27 Apr 2015 15:43:11 +0000 http://www.brasil-economia-governo.org.br/?p=2478#comment-45272 Não deveríamos ter um órgão independente que avaliasse tecnicamente a relação custo-benefício de cada programa antes de sua implementação? No mínimo, o MEC deveria ter um setor para isso. Os consultores legislativos não deveriam ser “consultados” pelos parlamentares antes da aprovação de um projeto de grande impacto orçamentário?

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Por: Felipe https://www.brasil-economia-governo.com.br/?p=2478#comment-45237 Fri, 24 Apr 2015 14:02:30 +0000 http://www.brasil-economia-governo.org.br/?p=2478#comment-45237 Em resposta a Daniel Duque.

Fui pelo mesmo entendimento…

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Por: Lucas Bittencourt https://www.brasil-economia-governo.com.br/?p=2478#comment-45217 Thu, 23 Apr 2015 00:34:51 +0000 http://www.brasil-economia-governo.org.br/?p=2478#comment-45217 Ótimo artigo, Marcos. Comecei a frequentar o site recentemente e a cada publicação gosto mais do conteúdo.

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Por: Thaísa https://www.brasil-economia-governo.com.br/?p=2478#comment-45181 Tue, 21 Apr 2015 04:05:48 +0000 http://www.brasil-economia-governo.org.br/?p=2478#comment-45181 Muito boa análise. Na impossibilidade de avaliar a efetividade das políticas públicas, o senhor consideraria, no caso do Fies, possível avaliar a eficiência, uma vez que os valores financiados são definidos pelo mercado(instituições de ensino superior)? Em 2013, a meta física realizada(estudante financiado) foi 553.700 a um custo(despesa) de R$ 7.300.994.841,02. Em 2012, a meta física realizada foi 623.241 e a despesa de R$ 5.565.484.457,00. Em 2013. menos estudantes financiados geraram uma despesa maior. Teria havido um grande aumento nos preços de mercado? Esse aumento pode ser suportado pelo governo?

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Por: Marcelo https://www.brasil-economia-governo.com.br/?p=2478#comment-45176 Mon, 20 Apr 2015 16:14:18 +0000 http://www.brasil-economia-governo.org.br/?p=2478#comment-45176 Excelente análise sobre os gastos com educação! Principalmente em tempos de “Pátria Educadora”…

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Por: Daniel Duque https://www.brasil-economia-governo.com.br/?p=2478#comment-45175 Mon, 20 Apr 2015 15:39:17 +0000 http://www.brasil-economia-governo.org.br/?p=2478#comment-45175 Pelo que eu entendi, você tratou muito mais da variação do gasto do Governo Federal do que do seu nível, o qual seria preciso comparar com outros países, não é? Logo, a pergunta não é de fato se o Governo Federal gasta pouco com educação, mas se ele tem aumentado ou não esse gasto.

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