Comentários sobre: Quanto custam as milhas que você “ganha” ao usar o cartão de crédito? https://www.brasil-economia-governo.com.br/?p=2314&utm_source=rss&utm_medium=rss&utm_campaign=quanto-custam-as-milhas-que-voce-ganha-ao-usar-o-cartao-de-credito Sat, 09 Jul 2016 10:48:13 +0000 hourly 1 https://wordpress.org/?v=6.7.2 Por: Marcos Köhler https://www.brasil-economia-governo.com.br/?p=2314#comment-49460 Sat, 09 Jul 2016 10:48:13 +0000 http://www.brasil-economia-governo.org.br/?p=2314#comment-49460 Em resposta a Eduardo.

Obrigado pelo comentário, Eduardo.

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Por: Eduardo https://www.brasil-economia-governo.com.br/?p=2314#comment-49427 Thu, 07 Jul 2016 13:26:35 +0000 http://www.brasil-economia-governo.org.br/?p=2314#comment-49427 Ótimo artigo, bastante esclarecedor até para um leigo em economia como eu!

Fica clara a correspondência das milhas para o dinheiro, o que permite que o consumidor tome uma decisão consciente, além de desmitificar a questão dos benefícios concedidos pelas administradoras. Contudo, não consegui em minha leitura esclarecer uma dúvida bastante básica sobre a viabilidade da adesão aos programas de recompensa dos cartões, talvez porque o artigo trate de uma questão um pouco mais avançada, não entrando nesse mérito. De qualquer forma, peço que verifique se meu entendimento está correto.

Como não identifiquei nenhum custo “extra” para a adesão aos programas de recompensa, entendi que hoje alguém como eu, que não participa de qualquer programa de recompensa (como milhagens) mas que utiliza o cartão normalmente, estaria então pagando os custos dos programas de recompensa já embutidos no uso do cartão mas deixando de aproveitar estas “recompensas” fornecidas pelas administradoras e consequentemente perdendo poder aquisitivo. Seria isso? Nesse sentido, aderindo a um programa de recompensas e utilizando o cartão da mesma forma que utilizo hoje, só me traria benefícios, pois me permitiria utilizar a recompensa que atualmente já pago, pois está embutida nos custos do uso do cartão, correto?

Novamente parabenizo pelo artigo. Deveria ser leitura obrigatória para todos que utilizam cartões e querem entender melhor as “recompensas” fornecidas pelas administradoras.

Obrigado.

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Por: Atualizar boleto itaú https://www.brasil-economia-governo.com.br/?p=2314#comment-49392 Sun, 03 Jul 2016 12:11:31 +0000 http://www.brasil-economia-governo.org.br/?p=2314#comment-49392 Muito bom o artigo! As pessoas tem q ficar atentas por os pontos (milhas) vencem e as operadoras nem avisam.. Quando vê já perdeu ..

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Por: Waldir Cassapula https://www.brasil-economia-governo.com.br/?p=2314#comment-49028 Tue, 31 May 2016 23:44:31 +0000 http://www.brasil-economia-governo.org.br/?p=2314#comment-49028 Parabéns pelo artigo, foi muito útil para estabelecer uma relação entre produtos e passagem aerea, Agora que os pontos caducam, temos que usar para não perdê-los.
Obrigado.

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Por: Que tal utilizar os pontos dos programas de fidelidade para pagar até contas? | Educando Seu Bolso | https://www.brasil-economia-governo.com.br/?p=2314#comment-47370 Mon, 14 Dec 2015 20:14:14 +0000 http://www.brasil-economia-governo.org.br/?p=2314#comment-47370 […] um estudo recente do site Brasil, Economia e Governo trabalhou uma equivalência do preço em milhas/pontos com o preço de mercado de vários […]

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Por: Fabricio https://www.brasil-economia-governo.com.br/?p=2314#comment-46968 Thu, 05 Nov 2015 14:04:48 +0000 http://www.brasil-economia-governo.org.br/?p=2314#comment-46968 A tam está vendendo 50 mil milhas por 1.400 reais. Vale a pena? Abraços

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Por: Renato https://www.brasil-economia-governo.com.br/?p=2314#comment-45717 Mon, 29 Jun 2015 04:14:43 +0000 http://www.brasil-economia-governo.org.br/?p=2314#comment-45717 Parabens pelo artigo.
Eu ja suspeitava do custo embutido nas milhas. Estava pensando em fazer estas contas. Fui pesquisar o assunto e felizmente achei o seu artigo. Tem tudo o que eu precisava saber. Devia ser leitura obrigatoria para todos que tem cartão

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Por: R Murta https://www.brasil-economia-governo.com.br/?p=2314#comment-45259 Sun, 26 Apr 2015 14:41:40 +0000 http://www.brasil-economia-governo.org.br/?p=2314#comment-45259 As operadoras de cartões no Brasil trabalham em cima da Ignorância do consumidor brasileito, com estas conversas de milhas, que toda ora mudam de valor nas companhias aéreas…

$$$ É importante ressaltar que as operadores de cartões de crédito já não agradam tanto o consumidor mundial com milhas – Elas tem dado Dinheiro vivo $$$ em recompensa pelos seus lucros, pelo mundo todo.

Basta a pessoa solicitar cartões no exterior que receberá cheques pelo correio $$$.

Por exemplo, basta a pessoa ir solicitando cartões nos Estados Unidos, começando pelos pré-pagos, e depois ir melhorando os cartões gradativamente, fazendo seu crédito, que ela receberá nos próximos cartões Cash Bak – dinheiro vivo, como recompensa.

Resumindo  Vc receberá cheques pelo correio $$$

Tá aí a dica pra quem quiser … Forte abraço.

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Por: Claudio https://www.brasil-economia-governo.com.br/?p=2314#comment-44758 Mon, 02 Mar 2015 21:25:22 +0000 http://www.brasil-economia-governo.org.br/?p=2314#comment-44758 Colegas, vcs poderiam resumir em linguagem mais simples? Existe vantagem ou não? Ou, em que condições esses programas de milhagem são vantajosos? Me perdi nos cálculos, lá no início. Abç

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Por: Marcos Köhler https://www.brasil-economia-governo.com.br/?p=2314#comment-44746 Fri, 27 Feb 2015 15:28:33 +0000 http://www.brasil-economia-governo.org.br/?p=2314#comment-44746 Em resposta a Flávio.

Obrigado, Flávio. Sim, as empresas aéreas recebem das administradoras de cartão pelos pontos transferidos para os programas de milhagem. Tem havido ampliação das possibilidades de uso dos pontos. As empresas aéreas criaram empresas específicas para gerir as “milhas” (Multiplus e Smiles, por exemplo) Essas empresas oferecem diversos outros produtos para os usuários de cartão, além de viagens aéreas. Não tenho ideia de quais são os termos de troca entre as administradoras e as empresas aéreas.

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Por: Flávio https://www.brasil-economia-governo.com.br/?p=2314#comment-44745 Fri, 27 Feb 2015 14:31:14 +0000 http://www.brasil-economia-governo.org.br/?p=2314#comment-44745 Marcos, muito interessante o seu artigo.

Gostaria de fazer uma pergunta: você sabe como é a relação entre as operadoras de cartões e as companhias aéreas? Há algum tipo de pagamento das operadoras para as companhias pela transferência de milhas dos cartões para os programas de fidelidade?

Obrigado!

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Por: Gustavo Brand https://www.brasil-economia-governo.com.br/?p=2314#comment-44730 Mon, 23 Feb 2015 17:52:17 +0000 http://www.brasil-economia-governo.org.br/?p=2314#comment-44730 Achei ótima a sua análise, detalhada e no ponto. A alternativa que vejo é a utilização de dois cartões com pontuação acima de 1.5 pontos por dólar, ainda mais com o dólar batendo em R$3, onde usas um deles e paga a fatura dele no 2o cartão…. com isso multiplica-se as milhas conseguidas e o valor final de aquisição da milha fica mais baixo. Considero nessa conta as anuidades e os custos devido ao pagamento de conta no cartão. As opções para pagamento de contas em cartão estão cada vez piores, mas ainda tem alternativas viáveis. Com isso, reduzindo-se o custo de aquisição de milhas para abaixo de R$0,03 o EQ/PM deve ficar no máximo em 0,8 numa passagem internacional de 70mil milhas, preferencialmente num fator 0,6 ou menos, pois senão inexiste vantagem no uso de milhas.

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Por: Marcos Kohler https://www.brasil-economia-governo.com.br/?p=2314#comment-28636 Wed, 12 Nov 2014 07:37:36 +0000 http://www.brasil-economia-governo.org.br/?p=2314#comment-28636 Em resposta a Breno.

Caro Breno,

respeito suas convicções. Mas sugiro que você pense nos argumentos de Tim Hammonds, presidente do sindicato dos varejistas de alimentação dos Estados Unidos, em um discurso de 2006:
“When the competitive model drives prices HIGHER not lower, when the information is
HIDDEN from the end user so consumers can’t have the information they need to make
INFORMED choices, when merchants have NO EFFECTIVE BARGAINING POWER for one of their most rapidly increasing costs, when the card companies have become so powerful that
it’s virtually impossible for a new competitor to enter the market, THE ONLY REMEDY IS FOR THE GOVERNMENT TO STEP IN”.
Novamente, obrigado pelos comentários.

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Por: Breno https://www.brasil-economia-governo.com.br/?p=2314#comment-27711 Mon, 10 Nov 2014 17:14:54 +0000 http://www.brasil-economia-governo.org.br/?p=2314#comment-27711 Em resposta a Caro Breno.

É uma ilusão achar que o policymaker fará o que é “correto” – correto na visão de quem? para quem? Na dúvida, prefiro que ele fique fora.

Concordo com muito do que o site publica, mas esse tópico não deve ser foco da discussão de vocês. “Programa de recompensas de cartão de crédito” e “governo” não deveriam, nunca, estar na mesma frase.

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Por: Savio Capelossi Filho https://www.brasil-economia-governo.com.br/?p=2314#comment-26286 Thu, 06 Nov 2014 18:43:59 +0000 http://www.brasil-economia-governo.org.br/?p=2314#comment-26286 Excelente analise esclarecedora dos custos substanciais e anti econômicos para os clientes que são embutidos nos chamados Prêmios de Pontos de Cartões de Credito e de Milhagens das aéreas.
Leitura recomendada

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Por: Caro Breno https://www.brasil-economia-governo.com.br/?p=2314#comment-26226 Thu, 06 Nov 2014 11:09:00 +0000 http://www.brasil-economia-governo.org.br/?p=2314#comment-26226 Obrigado pela leitura e pelo comentário.

Acredito que regulação de mercado, em si, não é problemática. Desde que seja correta. Concordo que não é muito simples identificar a linha divisória. Mas o Nobel dado a Jean Tirole é um incentivo a todos os que buscam chegar a esse discernimento.

Abs.

Marcos Köhler

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Por: Breno https://www.brasil-economia-governo.com.br/?p=2314#comment-25912 Wed, 05 Nov 2014 17:02:15 +0000 http://www.brasil-economia-governo.org.br/?p=2314#comment-25912 Marcos,
Permita-me discordar da frase: “segunda, estabelecer que as administradoras devam oferecer como opção ao cliente, além de programas baseados na concessão de pontos ou milhas, a alternativa de programas de recompensa baseados em percentual fixo de reembolso, a exemplo da modalidade Reward do Banco Santander.”

Por que há qualquer necessidade de estabelecer regras para as administradoras? Deixe o consumidor escolher. Se a decisão deles for pela recompensa em dinheiro, eles migrarão para o Santander, e, é claro, ao perceber isso os outros bancos criarão produtos semelhantes.

Por favor, não abra ou defenda brechas para atuação e regulamentação governamental onde não há nenhuma necessidade. É exatamente esse tipo de atuação que criou a atuação 1, que é o impedimento da discriminação de preços.

Você critica a regulação em 1, e é a favor em 2. Não faz sentido.

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Por: Marcos Köhler https://www.brasil-economia-governo.com.br/?p=2314#comment-25504 Mon, 03 Nov 2014 21:46:55 +0000 http://www.brasil-economia-governo.org.br/?p=2314#comment-25504 Em resposta a Marcos Köhler.

corrigindo: “é indiferente comprar passagens em dinheiro ou com milhas”.

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Por: Marcos Köhler https://www.brasil-economia-governo.com.br/?p=2314#comment-25503 Mon, 03 Nov 2014 21:45:24 +0000 http://www.brasil-economia-governo.org.br/?p=2314#comment-25503 Em resposta a Matheus.

Caro Matheus,

Obrigado pelos comentários.

Quanto a 1, você tem razão. Eu já tinha percebido esse erro e estava para revisar. O limite não fica em R$ 270 mil, mas em R$ 133,4 mil (6.667/0,05). Devo ter feito alguma multiplicação errada na hora de calcular. De todo modo, continua não sendo uma restrição forte.

Quanto a 2, se os seus parâmetros são esses, inclusive com preferência por compra de carro usado, de fato o seu custo de aquisição no primeiro ano do uso do cartão alternativo é de R$ 0,027.Como a média que eu estimei é de R$ 0,057, seu custo específico é pouco menor que a metade. Então, no seu caso, é indiferente comprar em dinheiro ou comprar em cartão.
A taxa de conversão de despesas em desconto do Santander pode ser vista não apenas como referencial de custo de oportunidade do consumidor, mas como limite de lucratividade das administradoras. O mesmo pode ser dito no caso dos automóveis. Ainda que, em função de sua curva de preferência, você não queira se aproveitar da maior devolução oferecida pelo cartão, isso não significa que, em média (ou seja, para um conjunto de consumidores reais) essa opção seja superior. Assim, seria de se supor que o esforço de caixa feito pela administradora (em conjunto com a administradora) pode ser igualmente feito pela administradora que não dá o mesmo desconto (em conjunto com a empresa aérea, por exemplo).
O importante, acredito eu, é demonstrar que sendo o sistema muito opaco, o consumidor perde a faculdade de estimar qual seja a melhor opção. Esse não é o seu caso específico. E, por coincidência, ou talvez não por coincidência, seus parâmetros de renda e consumo lhe coloquem em um patamar que não é, sem dúvida, o patamar mediano.

Novamente, obrigado pela correção e pelas inteligentes observações.

Abs.

Marcos Köhler

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Por: Matheus https://www.brasil-economia-governo.com.br/?p=2314#comment-24564 Fri, 31 Oct 2014 18:39:22 +0000 http://www.brasil-economia-governo.org.br/?p=2314#comment-24564 Em resposta a Matheus.

Além disso, acho que cabe a cada pessoa calcular o seu custo por milha, não podemos generalizar. Por exemplo, eu não tenho o costume de comprar carros 0km por achar o custo muito elevado, sempre compro carros semi-novos, isso me deixa inelegível para usar os cartões de montadoras (fico preso a essa montadora e deve ser carro 0km). Com relação ao cartão do Santander, a recompensa é de 2% e cresce 0,1% por ano que você continue com ele, limitando-se à 2,5%.

Portanto, usando os mesmos valores, no primeiro ano, meu custo por milha é de “apenas” 2,23 centavos por milha, passando para 2,79 no quinto ano. Veja:

R$ 492,00 / 22000 (Uso um Visa Infinite [2,2 pontos por US$]) => R$ 0,0223
R$ 615,00 / 22000 => R$ 0,0279

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