Comentários sobre: Como construir um Indicador de Desenvolvimento Sustentável? https://www.brasil-economia-governo.com.br/?p=1731&utm_source=rss&utm_medium=rss&utm_campaign=como-construir-um-indicador-de-desenvolvimento-sustentavel Mon, 08 Jun 2015 01:16:24 +0000 hourly 1 https://wordpress.org/?v=6.7.2 Por: Alexandre https://www.brasil-economia-governo.com.br/?p=1731#comment-45559 Mon, 08 Jun 2015 01:16:24 +0000 http://www.brasil-economia-governo.org.br/?p=1731#comment-45559 O texto escrito por Fernando Meneguin começa nos trazendo uma definição do que é o PIB e de como ele é um importante medidor da atividade econômica de um país. Entretanto, também nos é ressaltado que esse indicador não pode ser utilizado como um instrumento de mensuração do bem estar de uma população, já que o mesmo não abrange fatores fundamentais como distribuição de renda, incidência de pobreza, preservação do meio-ambiente e qualidade de vida. Podemos ainda dizer que o Brasil é uma prova “viva” de que o PIB não é um bom indicador para mensurar desenvolvimento social, já que nosso país é uma das maiores economia do mundo, mas ainda enfrenta problemas dignos de países extremamente pobres, como uma enorme desigualdade social, violência em níveis absurdos e falta de acesso a saneamento básico.
O autor ressalta que o IDH pode ser usado como uma alternativa para mensuração do bem estar social, apesar de ele não levar em consideração os investimentos que estão sendo feitos hoje para a melhoria do amanha. Ou seja, o IDH retrata apenas a situação presente, mas não mensura os esforços do país para o desenvolvimento social. Diante de um cenário como esse, Fernando Meneguin propõe, portanto, que, inicialmente, mensuremos o bem estar social, por meio de um conjunto de indicadores que incluiria o PIB, IDH e outros indicadores sociais. Ainda segundo Meneguin, a partir daí devemos dar continuidade as discussões sobre indicadores sociais, até que consigamos encontrar indicadores que meçam nosso desempenho social, mas que, ao mesmo tempo, sejam simples de ser calculados e compreendidos pela população.
Na minha visão, deveríamos, em um primeiro momento, trabalhar com os dados que já são medidos e estão disponíveis à população brasileira. Hoje em dia, já podemos consultar facilmente o PIB e o IDH das cidades brasileiras. Nesse sentido, podemos considerar que já temos, no mínimo, números importantes que podem auxiliar as ações das políticas públicas brasileiras. Como é dito pelo Professor Vicente Falconi, “Somente aquilo que é medido é gerenciado. O que não é medido está a deriva.”. Ou seja, podemos considerar que o Brasil já tem os instrumentos necessários para encontrar um caminho e não ficar a deriva. É importante dizer que, nessa frase, algo que pode ser gerenciado, significa algo que pode ser analisado criticamente de maneira a possibilitar a proposição e aplicação de medidas que possam levar a melhoria dos números em questão.
Nesse sentido, acredito que a grande questão que devemos buscar responder é como trabalhar com esses números (PIB, IDH e outros indicadores já disponíveis), de modo que possamos melhorar a vida dos brasileiros. A resposta certa talvez passe pela melhoria da eficiência da gestão pública. Entretanto, um governo eficiente, que saiba controlar seus gastos e priorizar seus investimentos, ainda é uma realidade muito distante em um país acostumado com um setor público inchado e que caminha a passos de tartaruga, enquanto a sociedade necessita e exige políticas ágeis e assertivas.

]]>
Por: Marildo Kuhnen https://www.brasil-economia-governo.com.br/?p=1731#comment-2065 Tue, 04 Feb 2014 22:42:27 +0000 http://www.brasil-economia-governo.org.br/?p=1731#comment-2065 O PIB, é indicado à economia, já o IDH, ao desenvolvimento.

Mas, falando em índices. Porque não criar um para as atitudes e ações?

I.M.E (Indice da moral e da ética)

Caso um político desse um exemplo positivo, e seus atos fossem aprovado pela sociedade,

melhoraria o seu IME.

]]>
Por: Fernando Meneguin https://www.brasil-economia-governo.com.br/?p=1731#comment-1472 Wed, 27 Feb 2013 20:17:09 +0000 http://www.brasil-economia-governo.org.br/?p=1731#comment-1472 Emerson, muito bom seu comentário. Acredito que, mesmo considerando que os investimentos em desenvolvimento sustentável sejam insuficientes, se houvesse uma maneira clara de medir isso, talvez aumentasse a sensibilização para que tais investimentos fossem majorados.
Grande abraço.

]]>
Por: Emerson Barbieri- Gestão Pública-UFMG https://www.brasil-economia-governo.com.br/?p=1731#comment-1467 Tue, 26 Feb 2013 02:45:45 +0000 http://www.brasil-economia-governo.org.br/?p=1731#comment-1467 Parabéns Fernando pelo artigo, muito bom. Entretanto, poderia ter incluído a palavra investimento. É muito difícil e complexo pensar em indicadores de desenvolvimento sustentável. Acredito serem necessários planejamento e vontade política global no investimento para que esse desenvolvimento possa adquirir valor. Investimento em educação e saúde preventiva. Investimento em novas tecnologias e energias alternativas e, principalmente, investimento no combate à desigualdade social global, na busca por indicadores que mostrem menores diferenças, ou seja, mais justa. Dessa forma, seria interessante mensurar indicadores de bem-estar fundamental e econômico.
Um forte abraço.

]]>